Uma landing page consiste em uma página do site onde colocamos alguns dados pessoais para termos acesso a algum material rico disponibilizado pela empresa dona do site. Assim, é uma estratégia de conversão de meros visitantes em potenciais clientes (ou leads). 

Sua empresa recebe dados do seu público como nome, email, empresa ou qualquer outro dado que desejar em troca de um material valioso para o público. Esse conteúdo disponibilizado pode ser e-books, templates, planilhas, entre outros.

O precisa ter em uma landing page?

O principal objetivo da ferramenta é conseguir convencer de que vale a pena trocar seus dados por aquele material. 

Ou seja, fazer com que o leitor sinta que o conhecimento que ele irá adquirir é precioso o suficiente para fazê-lo ceder informações sobre si mesmo.

Estamos em uma era onde dados pessoais estão cada vez mais valiosos e as pessoas estão cada vez mais hesitantes em compartilhá-los por conta de todos os escândalos de vazamento de dados na atualidade.

Assim, o valor agregado ao material deve ser a principal preocupação de quem cria uma landing page

Por isso, reunimos o essencial que toda landing page precisa ter

Descrição do produto

Uma breve descrição do material que será oferecido, assim como o porquê do leitor precisar dessa informação que está sendo oferecida.

Também é atrativo descrever o que o material oferecido traz de resultados para o leitor, buscando agregar valor ao conteúdo;

A utilização de palavras como “gratuito” “exclusivo” e “original” fazem com que o leitor seja atraído mais facilmente, frases como “desenvolvido especialmente para você” ou “pensando em nossos clientes” também dão uma sensação de exclusividade.

Lacunas para dados

Caixas de texto com informações a serem preenchidas. As informações costumam variar dependendo da empresa, seu tamanho, público e finalidades. Porém, algumas das mais comuns são:

  • Nome
  • Empresa
  • Cargo na empresa
  • Email
  • Telefone
  • Assuntos que você gostaria de saber mais sobre

No último tópico, sobre assuntos que interessam ao leitor, é recomendado que a pergunta venha com alternativas prontas, com assuntos que a empresa aborda em outros materiais ou no blog. 

Call To Action

O Call To Action é uma frase, normalmente na forma imperativa, que chama o leitor a realizar alguma ação. Assim, deve ser convincente e instigante o suficiente para fazer o leitor clicar no link.

Frases como “baixe agora” “quero me inscrever” “adquira já” são algumas das mais utilizadas. Mas, o CTA pode mudar para se encaixar no produto que está sendo ofertado.

Essas frases ficam nos botões para realizar a ação desejada.

Perguntas ou questionamentos também são recomendadas, pois, fazem o leitor questionar sua situação e buscar soluções para suas dores. 

Agradecimento

Após clicar o botão de CTA, normalmente há uma mensagem com o propósito de confirmar ao leitor que ele receberá seu conteúdo.

O material ou é baixado automaticamente após o clique do botão, ou é enviado um email, onde está o link para o download.

Em qualquer um desses casos, há duas formas de fazer o agradecimento. A primeira seria uma segunda página, onde está o agradecimento, assim como a informação de onde ele pode encontrar o material (se já foi baixado ou se está no email). 

A segunda forma é um email de agradecimento com o próprio link do material. Nessa opção recomendamos que o site coloque uma mensagem como “já enviamos o conteúdo por email” para que o leitor ainda tenha algum tipo de confirmação ao clicar no botão de CTA

O que fazer com os dados captados?

Com o êxito da landing page, temos agora um banco de dados com diversas informações sobre quem consome nosso conteúdo. Mas, o que podemos fazer com esses dados?

  1. Prospecção – podemos utilizar as informações de contato para fazer uma prospecção ativa, oferecendo nossos serviços à leads já qualificados.
  2. Email Marketing – com o endereço de email de um conjunto de leads podemos automatizar um email marketing, oferecendo outros materiais, divulgando ações ou detalhando serviços oferecidos. Assim como promoções, descontos, datas festivas, etc.
  3. Análise do público-alvo – Com tantas informações disponíveis, podemos identificar características em comum entre as pessoas que consomem o material disponibilizado, traçando assim um perfil de cliente ideal a ser usado como alvo para futuras ações de marketing.

Quer saber quais as melhores estratégias a serem utilizadas pela sua empresa?

Conte com a Marketing Júnior USP para coletar dados e traçar as melhores estratégias para sofisticar a tomada de decisão da sua empresa. Com mais de 12 anos de atuação no mercado. Agende já um diagnóstico GRATUITO.

Comentários

Enviar Mensagem
1
Precisa de Ajuda?
WhatsApp Marketing Júnior USP
Olá! Tem alguma dúvida?
Converse pelo Whatsapp!