Aprenda agora os 5 passos para aplicar o SEO em suas estratégias de marketing digital.

O que é SEO?

Search Engine Optimization (SEO) é uma ferramenta de marketing e publicidade. Ela é usada para ranquear páginas da internet em plataformas como: Google, Yahoo! Search e o Microsoft Bing.

A maioria dos pesquisadores, enquanto navegam pela internet, tendem a clicar nos primeiros links da página, por isso, é importante que seu site tenha um bom rankeamento, tendo assim mais chances de ser visitado pelo público.

Dessa forma, manter suas páginas no topo das buscas é uma excelente estratégia de marketing digital para otimizar resultados.

5 passos para implementar o SEO

Compreendendo as estratégias

Vamos inicialmente discutir a metodologia de como implementar o SEO. De uma maneira geral ela serve para todos os sites porque são estratégias fixas que podem ser implementadas facilmente por qualquer tipo de empresa.

Passo 1 – A pesquisa

A pesquisa é importante para que se tenha uma visão geral do cenário em que sua empresa está inserida. Ela considera o contexto em que a marca está inserida, as intenções de buscas dos seus clientes, além da análise dos seus competidores.

Nessa etapa, serão definidas as principais palavras-chave de busca (keywords), assim como também, as personas. Isso trará maior clareza quanto aos objetivos que podem ser atingidos com a otimização.

Atenção, é importante pensar em como seu público pensa no momento em que escolhemos palavras-chave. Temos que imaginar o que o consumidor vai procurar nos mecanismos de busca quando busca o conteúdo que sua empresa está oferecendo

Portanto, a pesquisa define quais os testes ou mudanças serão aplicadas no site, a fim de trazer melhores resultados.

Passo 2 – Auditoria

Então, após identificar o cenário em que a empresa se encontra, pode-se aplicar um posicionamento. O foco, agora, é levantar quais áreas internas precisam de melhorias.

Dessa forma, a etapa de auditoria é constituída pelos processos: Identificação, atualização e indexação.

1- Identificação: quais URLs precisam ser organizadas para os buscadores.

2- Atualização: ordenar quais URLs nos termos de busca serão exibidos nos resultados de pesquisa do motor de buscas.

3-Indexação: revisão de todos os parâmetros de otimização das buscas pela ferramenta Google Search Engine.

Essa inspeção tem a finalidade de rever a facilidade com a qual as páginas são encontradas e revisar os conteúdos presentes, podendo rever a necessidade de manter páginas que não geram engajamento.

Passo 3 – Otimização

Em geral, muitas empresas visando aplicar os conceitos de SEO se deparam diretamente com essa etapa e acabam sem embasar os fundamentos de suas decisões em uma pesquisa de keyword. 

Assim, após feita a pesquisa para as palavras-chave e a auditoria em seu site, pode-se prosseguir para a etapa 3.

Para melhorar a performance do seu site, algumas mudanças podem ser implementadas:

  • Títulos que contenham palavras-chave e sejam chamativos
  • Meta descrições sucintas e que englobem todo o conteúdo abordado
  • Uso de links internos e links externos, direcionando o leitor para outras páginas dentro e fora do seu site
  • Melhorias nos conteúdos já publicados para que esses também se adequem ao novo padrão de posts
  • Otimizações técnicas para qualificação do carregamento das páginas.

Passo 4 – Amplificação

As melhorias feitas nos sites estruturam suas páginas para conter mais links de direcionamento e anúncios por backlinks.  Isso, gera suporte para que você encontre diferentes fontes de tráfego.

Nesse momento, pode-se utilizar as redes sociais, anúncios pagos ou, até mesmo, links enviados por e-mail como vetores de tráfego para as suas páginas do site.

O objetivo é fazer com que mais pessoas busquem suas páginas. Aquecer os motores de buscas para as palavras-chave que você otimizou em seu site, além de dar maior visibilidade para os seus conteúdos.

Passo 5 – Iteração

Essa etapa você irá medir aquilo que você fez e confrontará com os testes que foram definidos na pesquisa inicial. O objetivo é criar relatórios e verificar, a partir da análise desses, os impactos das suas estratégias digitais.

Isso pode ser feito com a ajuda de métricas pré-estabelecidas, para que a análise se encaixe com os objetivos específicos da sua empresa.

Conclusão

O SEO não é composto unicamente de técnicas de otimização. Ele é utilizado como uma metodologia mais robusta, a qual conta com uma análise do panorama competitivo, identificação do posicionamento, e implementação de melhorias baseadas em seu objetivo.

Para saber mais sobre SEO e como implementar uma estratégia adequada de marketing digital, entre em contato conosco! Ficaremos felizes em ajudar.

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