Planejamento Estratégico

O ano de 2021 vai chegando ao fim e, juntamente disso, os novos planejamentos para 2022 vêm se aproximando. Quais são as ideias que você tem para o seu negócio prosperar ano que vem? E o que vem fazendo para que essas ideias se concretizem e deem bons resultados? Para que o ano de sua empresa seja próspero, ele deve se iniciar com um bom planejamento estratégico. Neste texto será abordado maneiras que sua empresa pode se preparar para o ano que está por vir.

Análise Mercadológica

A análise mercadológica nada mais é do que coletar informações e estudá-las, de modo a entender o mercado em que sua empresa está inserida. 

Para isso ser possível, tem-se a necessidade de ter amplo conhecimento sobre seu próprio negócio, público-alvo e concorrentes.

Partindo deste princípio, o gestor consegue definir quais estratégias serão mais assertivas para o determinado tipo de empresa e, consequentemente, obter as maiores bases para atuação no mercado.

Ademais, existem diversos meios para se coletar os dados e informações necessárias. Um exemplo é a pesquisa de mercado, onde é possível estudar de maneira mais eficaz e aprofundada o público-alvo requerido.

Fonte: Cortex Intelligence (2019)

Entender ameaças e oportunidades

Segundamente, é necessário que o gestor tenha noção das coisas do ambiente externo que afetam sua empresa, como as ameaças e oportunidades.

Estes dois fatores são pontos positivos e negativos, em que o negócio não tem a capacidade de alterá-los mas, sim, de aprender a lidar com eles.

Estes podem ser descobertos através da análise SWOT e fazem com que a empresa não sofra tanto com ameaças externas e possa se sobressair explorando oportunidades que o mercado dispõe.

Um ótimo exemplo para ilustrar tudo isso é o fator Covid-19. Muitas empresas conseguiram se diferenciar no mercado utilizando-se das mudanças requeridas na sociedade com a pandemia:

  • Ameaça: pandemia do Covid-19 força a pausa no funcionamento de negócios presenciais e, com isso, muitas empresas interrompem suas operações;
  • Oportunidade: Empresas que conseguiram se adaptar ao e-commerce, ou já tinha esse processo estabilizado, aumentaram seus resultados.

Elencar as prioridades

Elencar as prioridades é como traçar os objetivos que você deseja que sua empresa chegue ao final do ano. 

No entanto, obviamente, alguns objetivos são mais importantes e claros do que outros e, para isso, deve-se ter noção de quais são os primordiais.

Muitas das vezes, existirão 3 fatores co-relacionados que serão os determinantes para que você saiba a ordem de seus objetivos. 

Eles são conhecidos como fatores GUT:

  • Gravidade;
  • Urgência;
  • Tendência.

A gravidade é calculada a partir do impacto financeiro que o objetivo traz ao seu negócio.

Já a urgência, é relacionada ao fator tempo, ou seja, em quanto tempo sua empresa deve atingir o objetivo.

Por fim, o fator tendência é aquele que mede a sua empresa em relação ao mercado, como, por exemplo: todos os seus concorrentes já possuem site para vendas online e o seu negócio ainda não.

Portanto, tem-se o motivo dos fatores serem relacionados, afinal, esta ocasião também estaria nos fatores gravidade e urgência, logo, seria uma prioridade.

Fonte: Rock Content (2018)

Estruturação do Planejamento Estratégico

Com estes fatores citados bem estruturados, chegou a hora de pôr a mão na massa e, para isso, deve-se lembrar do que foi dito lá no início sobre o Planejamento Estratégico.

O PE é quem vai dar as ordens e orientações das tomadas de decisões. Deve-se saber que sua construção é contínua, não ficando restrita apenas ao início do ano.

A análise de concorrentes, tendências, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças deve ser feita durante todo o período de atuação da empresa no segmento.

Separando o presente do futuro, com o Planejamento Estratégico bem feito no atual momento, sua empresa colherá frutos brevemente, afinal, estará preparada para as mudanças do mercado competitivo.

Iniciando a estruturação do PE, deve-se partir de alguns pontos:

  • O que será feito?
  • Por quê?
  • Onde?
  • Quando?
  • Por quem?
  • Como?
  • Quanto vai custar?

Tido isso e os outros componentes citados anteriormente, a empresa terá maior propriedade e clareza para seguir sua programação para o ano.

Como mensurar os resultados?

Por fim, mensurar os resultados obtidos são ótimos indicadores do que está dando certo e o que está atrapalhando o progresso do negócio.

Como dito anteriormente, o processo do PE deve ser contínuo, ou seja, alterado durante sua execução conforme os resultados e é nesse momento que as métricas entram em ação.

ResultadosFonte: mLabs (2021)

A análise de métricas pode ser medida por:

 

  • Faturamento Bruto;
  • Margem de Contribuição;
  • Ticket Médio;
  • Ponto de Equilíbrio Operacional;
  • Lucratividade;
  • Rentabilidade.

Além desses, existem as métricas relacionadas ao Marketing Digital, em que são considerados fatores como: seguidores, curtidas, conversões, acessos ao site, engajamento e alcance da marca.

Explorando as coisas que estão dando certo e trazendo melhores resultados para e empresa, se atentando ao que não vai tão bem, é a forma mais simples de atuar seguramente, garantindo a prosperidade do negócio.

Conclusão

Deseja ter um 2022 de sucesso? Siga as instruções deste texto e, com certeza, terá uma programação bem estruturada para este objetivo!

O Planejamento Estratégico é uma ferramenta crucial para qualquer tipo de empresa. Mesmo aquelas que possam estar tendo bons resultados atualmente sem o PE, talvez no futuro não tenha a mesma prosperidade.

Caso esteja com alguma dificuldade em seu negócio em saber como se programar para o ano que vem, nós podemos te ajudar! Agende uma consulta gratuita e venha conhecer a Marketing Júnior USP!

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