Metaverso: como as marcas entraram nesse mercado

A Revolução técnico-informacional gerou uma série de tecnologias que promoveram mudanças significativas no mercado. Diante de um ambiente cada vez mais competitivo, as empresas tiveram que explorar a criatividade para obter destaque entre as escolhas de seus clientes. Nesse sentido, um dos resultados dessas inovações foi o metaverso.

O que é o Metaverso?

O termo “metaverso” se refere a um universo virtual coletivo e interconectado, que transcende as limitações do mundo físico.

Nessa grande plataforma tecnológica, é possível que as pessoas criem avatares digitais que, de imediato, estão prontos para interagir com outros usuários.

A partir disso, existe a oportunidade de criar e compartilhar conteúdos como objetos digitais, construções ou outras forma de manifestações artísticas.

Uma importante característica desse ambiente é o desenvolvimento de uma economia virtual autônoma, que acontece devido a independência desse sistema quanto às transações comerciais, que são facilitadas por meio da movimentação de moedas digitais e tokens não fungíveis (NFT’s).

Quais as vantagens do metaverso para uma empresa?

Pesquisas elaboradas nos últimos anos apontam o metaverso como uma gigantesca oportunidade de mercado. Segundo a Bloomberg Intelligence, as principais áreas beneficiadas seriam: entretenimento ao vivo, jogos online e mídias sociais.

Assim, conceituados profissionais da área de marketing identificaram formas de estabelecer estratégias benéficas adaptadas para suas empresas.

Muitas marcas passaram a utilizar o ambiente na fase de experimentação, avaliando a abrangência de seus produtos e buscando a aprovação dos usuários em relação às novas ofertas.

Outras empresas, viram nos avatares, uma possibilidade de representar a personalidade da marca e de se conectar com o seu público de maneira diferenciada.

Esse é o caso da Magazine Luiza, que ganhou muito destaque e credibilidade nos últimos anos por meio do desenvolvimento e da evolução da Lu, a influenciadora virtual da marca.

A Lu do Magalu, promoveu campanhas, participou de entrevistas e até de um clipe musical, sendo a maior representante e trazendo visibilidade para as ofertas da marca.

Como a Lu do Magalu se tornou a maior influencer virtual do mundo

 

Renner e o Phygital

Em 2022 a Renner promoveu um evento para a divulgação de sua coleção de roupas primavera-verão, sendo parte dele no físico, isto é, drinks e Djs na unidade da Housi localizada na Oscar Freire, e a outra parte no prédio digital da Housi abrigado em um dos maiores metaversos da atualidade: o Decetraland.

Durante o evento, os convidados criaram avatares e experimentaram a coleção pelo meio digital

Dessa forma a Renner conseguiu conseguiu elaborar uma ação phygital o que expandiu sua campanha, além de ter tido a oportunidade de explorar esse novo meio e avaliá-lo como estratégia para sua marca.

 

Portanto, é evidente que diante do cenário mercadológico atual, as empresas que possuem interesse na ocupação de posições protagonistas na escolha dos consumidores devem explorar ao máximo inovações como o metaverso, de modo que seja possível conhecer a ferramenta de forma profunda para promover sua adaptação à marca.

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