EPEJ 2023: 4 insights do evento para a estratégia de vendas

Considerado o maior evento da Federação Paulista dentro do Movimento Empresa Júnior, o EPEJ (Encontro Paulista de Empresas Juniores), aconteceu nos dias 4, 5 e 6 de agosto de 2023, na cidade de Serra Negra, no interior do estado de São Paulo e contou com a presença de diversas EJs do estado de São Paulo. 

A Marketing Júnior USP esteve presente nos três dias, participando das diversas palestras ministradas por grandes empresas do mercado nacional, fazendo benchmarking com outras empresas juniores, além de nosso time adquirir novos conhecimentos e insights valiosos. 

Siga a leitura para conferir 4 insights que podem ajudar você a melhorar suas vendas. 

1. Qualifique seus leads

Diariamente, as empresas lidam com a chegada de leads, nome dado a um consumidor em potencial ou indivíduo que mostra interesse por algum produto ou serviço de uma empresa. É muito comum que empresas que apresentem um alto fluxo de prospecção e que não tenham a etapa do funil de vendas bem estruturada, não qualifiquem esses leads e percam vendas, por isso é importante focar nos leads qualificados,  otimizando tempo e recursos investidos. 

Então, como qualificar os leads?

  • Defina critérios de qualificação: Estabeleça critérios claros que determinarão se um lead está pronto para ser considerado qualificado. Esses critérios podem incluir informações demográficas, cargo, setor, tamanho da empresa, localização geográfica, entre outros.
  • Pesquisa e segmentação: Realize pesquisas ou entrevistas com leads para entender suas necessidades, desafios e objetivos. Com base nas respostas, você pode categorizar os leads em diferentes estágios de qualificação.
  • Alinhamento entre marketing e vendas: Mantenha uma comunicação constante entre as equipes de marketing e vendas para garantir que os critérios de qualificação sejam claros e mutuamente aceitos.
  • Avaliação contínua: Revise periodicamente os critérios de qualificação para garantir que eles estejam alinhados com as mudanças nas necessidades do mercado e nas metas da empresa.

2. Acompanhe a concorrência

Estar ciente dos serviços oferecidos pelos concorrentes e a maneira com que são estruturados é uma forma de manter o portfólio de serviços da sua empresa coerente com o mercado. Assim, a concorrência é nivelada, permitindo que a empresa ocupe o lugar de destaque desejado. 

  • Identificar oportunidades: Novas oportunidades podem ser criadas a partir da observação da concorrência, identificando lacunas no mercado que eles não estão atendendo. Dessa maneira, sua empresa pode desenvolver produtos ou serviços que atendam a essas necessidades. 
  • Desenvolvimento de marketing eficaz: Ao observar como os concorrentes estão promovendo seus produtos e interagindo com os clientes, você pode ajustar suas estratégias de marketing para alcançar públicos semelhantes de maneira mais eficaz.
  • Benchmarking: Acompanhar a performance de vendas e o crescimento dos concorrentes pode fornecer benchmarks valiosos para avaliar seu próprio desempenho e identificar oportunidades de melhoria.

3. Mantenha contato com os clientes no pós-compra

Manter contato com o cliente após a compra é uma estratégia fundamental para aumentar a fidelização, o engajamento e, consequentemente, as chances de vendas futuras.

  • Pesquisas de satisfação: O envio de pesquisas de satisfação, além de mostrar que você se importa com a opinião do cliente, ajuda a entender também a experiência do cliente com o produto/ serviço, oferecendo insights importantes para melhorias dos serviços. 
  • Personalização: Utilize sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) para acompanhar o caminho percorrido pelos clientes. Isso permite enviar comunicações mais personalizadas e relevantes.

4. Entenda a sazonalidade dos seus serviços

Entender a sazonalidade dos seus serviços é crucial para maximizar as vendas e otimizar a estratégia de marketing. A sazonalidade refere-se a padrões previsíveis de aumento ou diminuição na demanda ao longo do ano, geralmente relacionados a eventos sazonais, feriados, condições climáticas e outros fatores externos

  • Estratégia de marketing: Com base na sazonalidade, você pode criar campanhas de marketing direcionadas para aproveitar os momentos de alta demanda. Isso pode incluir promoções, descontos especiais, lançamento de produtos sazonais e ações de marketing voltadas para eventos específicos.
  • Segmentação de público: Entender a sazonalidade também permite que você segmente seu público de acordo com os padrões de demanda. Por exemplo, você pode criar mensagens personalizadas para clientes regulares durante a alta temporada e direcionar esforços de retenção durante os períodos mais calmos.

Separamos 4 dos principais insights que tivemos no evento para que você consiga manter as estratégias de vendas da sua empresa atualizadas e compatíveis com o que o mercado deseja.

Sente que precisa melhorar sua gestão estratégica? Entre em contato e agende um diagnóstico com a Marketing Júnior USP!

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