Não há dúvidas de que qualquer empresa necessita de uma boa presença on-line por meio de conteúdos que agregam valor para o seu cliente. Porém, principalmente para quem está começando, essa pode ser uma tarefa desafiadora quando não é utilizado algumas práticas de funil de conteúdo. É sobre isso que vamos falar aqui!

 

O que é funil de conteúdo?

Funil é um conceito fundamental para o marketing. Ele descreve de modo geral a jornada do consumidor e deixa claro em que pontos deve-se demandar maiores esforços de marketing. O funil é separado em topo, meio e fundo.

Topo: Atração
Meio: Reconhecimento do problema e consideração da solução
Fundo: Conversão

Tendo em vista estes passos da jornada de compra, sua empresa poderá considerá-los na hora de produzir conteúdos para sua empresa. Uma das estratégias é possuir conteúdos para cada etapa facilitando a busca ativa do cliente, que irá procurar em seus canais de comunicação o conteúdo necessário em seu momento específico da jornada. Lembre-se de sempre definir bem quem é seu público para direcionar a mensagem da forma mais eficiente possível.

Sua empresa poderá produzir conteúdos chamativos, utilizando memes, mensagens de datas comemorativas, utilizar a black friday, gravar vídeos, etc… há uma infinidade de possibilidades de conteúdos para chamar atenção nessa primeira etapa do funil. A partir disso, o seu consumidor terá contato com seus canais de comunicação e irá procurar mais informações sobre a sua empresa. Neste momento, é importante que sua empresa possua conteúdos claros sobre o que sua empresa faz, sua missão, seus produtos e clareza na comunicação da importância dos seus produtos e serviços para o consumidor. Assim, ele estará na segunda etapa do funil, reconhecerá o problema e irá considerar comprar da sua empresa.

Para a última etapa do funil, tenha nos seus canais de comunicação calls to action, que direcionam o público ao site, ou landing page, contendo informações mais detalhadas sobre o produto, a dor que ele resolve e seus diferenciais. Por meio dessas etapas o possível cliente estará mais próximo da compra com sua empresa e possivelmente irá gerar uma conversão de venda.

Estratégia integrada

Além de produzir um conteúdo para cada etapa do funil, você também pode criar conteúdos que transitam entre o topo, meio e fundo do funil, levando o consumidor de uma consciência mínima sobre o produto até a intenção de compra.

Mas como fazer isso? Estruture bem a jornada de compra e tente encaixar todos os passos em um único conteúdo. Saia da caixa, chame atenção no seu conteúdo oferecendo valor para o público (atenção) ao mesmo tempo que apresenta seu produto, no instagram, por exemplo, é possível publicar várias páginas em uma única publicação, uma estratégia é apresentar seus produtos na última página do carrossel (meio do funil) e direcioná-lo ao canal de venda para que seja efetuada a compra (fundo do funil).

Quer pensar em estratégias diferenciadas para produzir o conteúdo da sua marca e conquistar clientes? Entre em contato com a gente!

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