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Produções americanas e estrangeiras

Diariamente são exibidas na televisão brasileira (e ao redor do mundo) filmes e séries de produção americana. Em contrapartida, são pouca as vezes em que são transmitidos produções de outros países.

Nesse mesmo sentido, muitas vezes a versão americana de uma obra ganha maior destaque do a original. Entenda porque isso ocorre e como esse cenário vem se alterando atualmente.

A Americanização e o público

Com transmissões a nível internacional, a cultura estadunidense acabou por ganhar maior destaque em detrimento das demais. Isso porque, com uma das maiores economias do mundo, os investimento por sua vez também costumam ser maiores.

Com o tempo, o mundo ocidental acabou por acostumar-se e pegou gosto por obras que retratavam o “estilo de vida americano” (“American way of life”). Isso se comprova ao vermos crianças que almejam por armários próprios em suas escolas – tal qual nas produções – mesmo que esse não seja o padrão das escolas brasileiras.

Recepção do Público

Assim, as obras norte-americanas atendiam bem os espectadores principalmente pelos seguintes pontos:

  • Maiores investimentos em produção e distribuição;
  • Manutenção de um padrão esperado.

De forma prática, suas produções conseguiam alcançar um amplo público (diferente de outros núcleos audiovisuais estrangeiros, que muitas vezes acabam por ser exibidos apenas em seus próprios países).

Além disso, entregam uma mensagem padrão capaz de agradar a maioria. Não é à toa que existem tantas comédias-românticas que aparentam ter um enredo semelhante.

Isso se aproxima fortemente da noção básica de qualquer propaganda. Visa-se atingir o maior número possível de pessoas de um determinado público, de forma que a comunicação seja bem recebida.

Produções originais e regravações

Tendo em vista o que foi dito anteriormente é simples entender porque as adaptações estadunidenses costumam fazer mais sucesso que as originais.

As obras sofrem adaptações que tiram grande parte da cultura presente e se moldam ao padrão americano. Recebem ainda investimentos mais altos que propiciam sua distribuição em massa.

Caso “The Good Doctor”

Um bom exemplo é a série Good Doctor, exibida originalmente pela rede televisiva sul-coreana KBS2 em 2013.

A série fez grande sucesso no país de origem, sendo indicada a mais de 40 prêmios dos quais venceu 15. Porém, não é tão conhecida em outras localidades.

Por outro lado, a adaptação americana (lançada em 2017) se tornou uma das séries mais assistidas no mundo (47,7 milhões de espectadores em 2018) – incluindo o Brasil.

Com exceção do primeiro episódio e da estrutura básica de personagens, a trama da série foi completamente alterada para se adaptar ao modelo ocidental.

Mudança de cenário

Com a internet e as plataformas de streaming, se tornou mais fácil assistir produções de outros países. Além disso, se tornou cada vez mais bem visto (e até “descolado”) acompanhar obras audiovisuais que não as americanas.

Com isso, filmes e séries europeus, asiáticos e até latinos ganharam maior ênfase. Séries como Dark (alemã) e La Casa de Papel (espanhola), bem como os doramas (novelas orientais), se tornaram uma febre.

Outro exemplo são os filmes, como Parasita (sul-coreano) e Uma Família de Dois (francês). O primeiro foi vencedor de vários prêmios, incluindo o Oscar de melhor filme. O segundo fez sucesso em diversos países e, nesse caso, era originalmente americano (“Não se aceitam devoluções”, 2013) mas a adaptação francesa tocou mais o público.

Entretanto, vale dizer que muitas produções estrangeiras agora possuem um toque “hollywoodiano”. Ou seja, são feitas já levando em conta agradar públicos além de seu país, o que facilita a aceitação pelas massas.

O que aprendemos com isso?

Existem alguns pontos importantes para levarmos em conta em meio a tudo isso. Aqui citamos alguns.

Público: Massa ou nicho?

O primeiro é que quando se possui um produto com um público abrangente isso precisa ser levado em consideração.

Diferente de públicos nichados, os quais pedem uma abordagem bem específica, ao trabalhar com massas é preciso saber se comunicar de modo que atenda a maioria.

Isso não significa que não seja possível desenvolver uma abordagem diferente. Mas, sim, que se deve investir fortemente em pesquisas que demonstrem aquilo que agrada o grande público.

Foco em tendências

Também é necessário saber acompanhar e aproveitar tendências, de modo a entrar no mercado no momento correto.

Nesse caso é interessante realizar análises qualitativas que demonstrem os atuais anseios dos consumidores.

Planejamento

Por fim, é importante traçar um plano de ação. É preciso saber exatamente qual a proposta de seu produto e suas estratégias, além de como essas irão atingir o cliente.

Isso aumentará as chances de conquistar o público e trará mais assertividade ao seu negócio.

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