Marketing de permissão: o que é e quais são seus benefícios?

Levando em consideração a rápida expansão da internet, as formas de se comunicar, consumir e vender sofreram alterações para se adaptar a um novo período caracterizado por um grande fluxo de informações. Assim, os internautas começaram a filtrar o que querem ver, bloqueando tudo aquilo que interrompe sua navegação.

Nesse cenário, o marketing de permissão surge como solução, trazendo equilíbrio na relação entre empresas e consumidores, e proporcionando uma experiência cativante por meio de uma interação recíproca.

Quer entender como criar estratégias assertivas e vantajosas a longo prazo utilizando esse tipo de marketing? Acompanhe a seguir!

Contexto do surgimento do marketing de permissão

Relembrando as antigas peças publicitárias, fica claro a insistência das propagandas com músicas chicletes ou até mesmo com a repetição, que levava ao incomodo e impaciência dos consumidores, visto que a experiência projetada pela pessoa era interferida.

Comerciais da TV atrapalhavam excessivamente a programação, cartazes e outdoors poluíam visualmente as cidades, telemarketing ligando sem parar, spams nos e-mails, e constantes intromissões que na maioria das vezes não eram verdadeiramente relevantes para quem via.

 

 

Quando ocorreram os avanços tecnológicos, as marcas notaram a necessidade de utilizar as ferramentas das redes como impulsionadoras de seus negócios. Com isso, tornou-se essencial a mudança na abordagem do público, usando o marketing digital para segmentar e atrair clientes em potencial.

Contudo, o marketing digital não é completamente isento dessas características de antigas propagandas, por isso o marketing de permissão intervém como uma comunicação direcionada que busca o diálogo entre marca e usuário por meio de autorização prévia.

O que é marketing de permissão?

O marketing de permissão pode ser definido como um agrupamento de ações de marketing e comunicação estratégicas voltadas a um público-alvo, desde que tenha a permissão necessária para enviar mensagens e conteúdos.

Esse método acarreta não só o conforto do consumidor, como também maior confiança, credibilidade e proximidade através da personalização. Pois, é a oportunidade da marca respeitar as preferências do usuário ao mesmo tempo em que torna mais assertiva as estratégias de marketing, tornando os conteúdos mais específicos destinados a parcela de pessoas que realmente estão interessadas em determinado produto ou serviço.

Com isso em mente, a grande dica é focar na abordagem direcionada, quem procura naturalmente pelo seu recurso é o próprio cliente que acaba impactado pelo tipo de conteúdo que solicitou.

O sentimento de controle proporcionado por essa permissão é eficaz, já que o usuário se sente priorizado e poderoso para decidir sobre sua vida, trazendo frutos vantajosos e criando uma fidelidade a longo prazo.

 

 

Quais são as vantagens?

Aumento da credibilidade

O marketing de permissão colabora com a construção da confiança na marca, pois aparenta uma imagem de empresa preocupada com os desejos do seu cliente e sua privacidade.

Solicitar o consentimento através de um diálogo posiciona o negócio em outro nível pela visão do público, uma vez que as vendas são consequência da forma que a marca mostra interesse sobre o que eles querem e do que precisam, estabelecendo contato amigável e reconhecendo-os como mais que números.

Altas chances de conversão do público

Esse tipo de marketing tem taxas mais altas de conversão. Isso ocorre porque os consumidores que vão ser impactados já possuem algum grau de interesse nas campanhas, produtos ou serviços disponibilizados pela empresa.

Economia

A diminuição dos gastos de dinheiro e tempo são notáveis, dado que as mensagens, anúncios e propagandas são menos dispersas.

Agora, tudo pode ser direcionado estrategicamente para as pessoas que gostam ou procuram um conteúdo específico, tornando-se mais fácil o desenvolvimento de materiais, a disponibilidade de recursos e a realização de outras atividades.

Como começar a executar o marketing de permissão?

Faça conteúdos de atração que estimulem o interesse do público

Criar conexões e engajar o cliente necessita que a marca compreenda as expectativas dele para conseguir atendê-las ou superá-las. Para isso, a empresa deve se destacar fornecendo conteúdo diversificado e de qualidade em diversas plataformas e redes.

Esse conteúdo deve despertar a curiosidade de forma que a pessoa queira visualizar cada vez mais materiais, permitindo não só o envio personalizado, como também a formação de um vínculo.

Nesse contexto, existe uma estratégia muito relevante: o SEO, que se resume a um conjunto de técnicas que tornam as páginas dos sites mais relevantes nas buscas. Dessa forma, o cliente é direcionado organicamente para as soluções proporcionadas pelo seu negócio.

Ofereça formulários para capturar clientes em potencial

Para conseguir a permissão dos indivíduos, é necessário ter meios para isso. Portanto, a disponibilização de um formulário pedindo permissão é essencial.

Esse formulário deve ser fácil de preencher e muito claro em relação a suas intensões, evitando possíveis descontentamentos futuros. Tudo deve ser comunicado ao consumidor, seja o horário, os assuntos específicos, promoções e etc.

Deixar os usuários escolherem por onde e com que frequência os envios acontecerão gera personalização, assim é criado um sentimento de controle, evitando interrupções indesejadas na experiência do cliente.

É importante que as marcas respeitem aquilo que foi autorizado, ou toda estratégia só atrairá maus olhares. Ademais, uma empresa que possui vários tipos de produtos pode oferecer formulários distintos, já que o público é variado, tornando a ação mais eficiente.

Invista em materiais enriquecedores

Não adianta ter uma boa audiência se a marca não conseguir mantê-la, para isso é necessário inovar nos materiais com formatos diferentes, escrita adequada e pesquisas que ditarão as temáticas.

O público deve ser fiel ao trabalho da marca e querer consumir o que ela tem a oferecer. Seguir o posicionamento e ofertar materiais por diversas formas (E-mail Marketing, Newsletter, SMS, Chatbot e muitos outros) é válido para criar laços e converter em vendas.

Ofereça um meio para cancelar o cadastro

O princípio do marketing de permissão é que o usuário tem total poder de escolha, desse modo também é necessário assegurar a opção de cancelar o consentimento do formulário.

Além disso, não oferecer essa possibilidade é ilegal, ocasionando não só uma situação desagradável e negligente com o seu público, como também uma grave infração.

Porém, não se preocupe! Prioridades e desejos se modificam com o tempo e ninguém consegue vender para alguém totalmente desinteressado.

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