Existem duas categorias, os que acreditam no e-mail marketing e os que não acreditam no e-mail marketing!

Independente de qual time você faça parte, saiba que segundo uma pesquisa feita pela HubSpot, para cada US$1 investido em e-mail marketing, poderá te gerar US$ 38 a longo prazo.

Vale ressaltar que essa ferramenta é poderosíssima para a fidelização do seu cliente, entender suas dores e aumentar seu relacionamento com ele.

Quer descobrir como essa ferramenta pode bombar o seu e-commerce e aumentar o seu orçamento significantemente? Leia esse artigo que preparamos para vocês!

1- Compra Aprovada

O e-mail de compra aprovada é uma ótima forma de validar o e-mail do seu cliente e estabelecer o primeiro contato com ele.

Desse modo, é importante que nesse e-mail seja utilizado o tom de voz da marca, e seja utilizada uma linguagem clara e rica em detalhes sobre o pedido realizado pelo cliente.

Logo, nesse e-mail deve conter informações como:

  • Mensagem de agradecimento;
  • Código de rastreio (se houver);
  • Prazo de entrega;
  • Canais de contato (Instagram, WhatsApp, Facebook, Etc);
  • Opção de inscrição na Newsletter da sua loja.

2- Newsletter

Newsletter é uma ótima maneira de agregar valor ao seu cliente. Já que, nela você poderá trazer mais informações relacionadas ao seu produto e, além disso, divulgar possíveis ações da sua marca.

Soma-se a isso, que a Newsletter é uma ótima maneira de gerar ainda mais relacionamento com o seu cliente, pois você poderá trazer novidades e quebrar possíveis objeções que ele possa ter.

[Imagem do TikTok – https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fgizmodo.uol.com.br%2Ftiktok-o-que-e%2F&psig=AOvVaw1q1pg1c5Xk5lfB-SaqVn6y&ust=1650403207688000&source=images&cd=vfe&ved=0CAwQjRxqFwoTCPCN_5rFnvcCFQAAAAAdAAAAABAD]

Um ótimo exemplo são as Newsletters do TikTok que avisam sempre que algum influenciador que você siga posta um conteúdo interessante. Além disso, a própria plataforma manda ideias de conteúdos para você postar na plataforma e crescer como criador de conteúdo.

3- Top 5 produtos

Sabe aqueles produtos que mais vendem na sua loja? Uma ótima opção é mostrar ele para clientes que já tenham comprado produtos da mesma categoria, aumentando assim o tíquete deles em sua loja.

Essa técnica funciona muito com e-commerce, tendo em vista que muitas vezes o consumidor não presta atenção em todos os produtos que você vende. Logo, quando você mostra para ele produtos sugeridos conforme o interesse dele, isso fará com que seu interesse aumentará e possivelmente resultará em uma compra na sua loja.

Por esse motivo, e-mails divulgando os produtos mais vendidos da sua loja funcionam tanto, pois além de despertarem interesse nos seus clientes, mostra-lhes que você tem muito mais produtos do que os que ele comprou.

Imagem de: Mercado Livre anuncia novos centros de distribuição no Brasil

Tecmundo (2021)

Um bom exemplo disso, é o Mercado Livre, que constantemente manda aos seus clientes e-mail com os produtos mais vendidos na plataforma. Mas calma, eles buscam os produtos que mais tem a ver com o perfil de compra do cliente.

Logo, isso torna a experiência ainda mais interessante e personalizada conforme o perfil de cada um.

4- Carrinho Abandonado

Essa provavelmente é a dor da maioria dos donos de e-commerce. Isso ocorre, pois, há uma quantidade significativa de clientes que visitam a loja, inserem os produtos no carrinho, mas não finalizam a compra. Mas, como convertê-los em compradores efetivos?

O E-mail Marketing pode ser uma solução!

Uma ótima estratégia é, algumas horas depois, mandar um e-mail para o seu cliente avisando-o sobre o produto esquecido no carrinho: “[Nome do cliente], parece que você esqueceu algo por aqui!”.

Caso o cliente não responda, aguarda 1 dia e faça uma proposta! Ofereça um desconto em troca da finalização da compra. Isso costuma funcionar muito bem, e é uma estratégia muito utilizada até mesmo por grandes varejistas.

Lembre-se, persista no envio de e-mails de lembrete de carrinho abandonado, mas não exagere para que você não seja punido pelas plataformas de e-mail.

5- Ofereça cupons pós-compra

A recorrência de vendas é uma das principais dores de quem vende online.

Isso ocorre, pois, no meio online há uma grande variedade de empresas do mesmo segmento que você e vendem muitas vezes o mesmo produto por um preço bem inferior ao seu. Mas como fidelizar o meu cliente à minha loja?

Crédito: Divulgação - Shopee

IstoéDinheiro (2022)

Um bom exemplo de fidelização são as lojas e aplicativos que oferecem cupons via e-mail para os seus clientes. A Uber e a Shopee são exemplos de que isso realmente dá certo.

Quem nunca recebeu um e-mail da Shopee falando que tem um cupom esperando por você? Chega seus olhos brilham não é?

É justamente essa sensação que o seu cliente tem ao receber um cupom da sua loja. Além de ser uma ótima estratégia pós-venda, ainda facilita o processo de recompra de produtos na sua loja.

Logo, invista em um e-mail marketing consistente para a sua marca e observe o seu negócio decolar.

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