A grande mudança dos canais de varejo

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O varejo é um dos segmentos de mercado mais fortes no país, sendo caracterizado pela venda direta de produtos, que chegam ao consumidor sem nenhuma maneira de intermediação. Além disso, o varejo é historicamente conhecido por suas lojas físicas, muitas vezes, multimarcas, e por sua diversidade de produtos.

A visão tradicional do varejo começou a se transformar nos últimos anos. A partir da mudança de fatores macroambientes, o varejo vem mudando suas opções para um estilo de “multiformatos”, o qual atende a necessidade de públicos diferentes.

De acordo com Alberto Serrentino (2014) em sua obra, “Varejo e Brasil: Reflexões Estratégicas”:

“A expansão do mundo digital e da mobilidade ampliam o grau de intolerância dos consumidores com barreiras e obstáculos na relação com marcas, produtos e lojas… O varejo precisa desafiar lojas, processos e pessoas para que a experiência dos clientes antes, durante e após as compras tenham o menor grau de atrito possível.”

Seja por uma pesquisa de mercado ou gestão estratégica, é fundamental que pequenas, médias e grandes empresas saibam como o seu consumidor está se comportando. Desta forma, é possível traçar uma estratégia condizente com a realidade do seu segmento.

Mudanças do varejo brasileiro

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O varejo brasileiro começou a ter um impacto significativo na economia do país a partir de 1994. Com a implementação do plano real e crescimento econômico, o varejo começou a crescer exponencialmente.

Do início de 2002 até o final de 2012 houve o chamado “boom do consumo”, período o qual o número de lojas e vendas tiveram grande impacto na economia brasileira por seu acelerado crescimento.

Alguns dos índices de crescimento ao longo destes 10 anos são:

  • 3,74% de crescimento médio do PIB ao ano;
  • 187,44% de crescimento do consumo médio urbano;
  • 7,12% de crescimento médio de varejo/ano;
  • 4,29% de crescimento de consumo das famílias/ano.

Além disso, a entrada de empresas internacionais, abertura de capital e fusões e aquisições cresceram igualmente.

Entretanto, após 2015, com o crescimento da crise econômica que atingiu o Brasil, as grandes varejistas foram obrigadas a se atentarem às necessidades de seus consumidores.

Sendo assim, empresas de diferentes posicionamentos e segmentos buscaram novas maneiras de atingir o seu público-alvo por meio de preço, praça, produto e promoção.

A transformação digital do varejo

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A grande ideia de transformação aconteceu com o advento do e-commerce. A compra via internet que construiu uma nova experiência e novos hábitos de consumo, foi capaz de diferenciar empresas e tornar o varejo um ambiente ainda mais complexo.

A partir das ambições dos clientes e da necessidade de diferenciação e de criação de vantagens competitivas, os grandes varejistas de diversos setores aderiram ao e-commerce.

Desta forma, foi possível transformar operações, oferecendo comodidade, inovação e experiência de compra diferenciada aos consumidores.

O varejo modificou suas estruturas para se adequar ao mercado, trazendo ao segmento, dinamicidade e tecnologia.

Além do e-commerce, com o passar dos anos criou-se o conceito de omnichannel, que visa integrar todos os canais de venda de uma empresa. Deste modo, o cliente não precisa se preocupar com o canal que está comprando, pois a integração de informações entre os canais faz com ele tenha uma experiência única.

Com as novas características do varejo, novos desafios juntam-se aos antigos, tornando o ambiente ainda mais complexo. De acordo com Alberto Serrentino (2014), os principais desafios do varejo brasileiro são:

  • O tamanho geográfico do Brasil;
  • A concentração de empresas no sudeste do país;
  • A concentração de renda no sudeste do país;
  • A internacionalização de lojas;
  • O uso correto de dados de tráfego;
  • Como acompanhar a jornada de compra de um consumidor;
  • Integração completa entre canais, entre outros.

Estratégias para o segmento varejista

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Por conta da grande quantidade de desafios no varejo brasileiro, diversas empresas do segmento ainda não conseguem realizar o básico esperado para garantir uma boa jornada de compra.

Desta forma, algumas estratégias que podem destacar a sua empresa das concorrentes em um ambiente tão complexo são:

1. Garantir uma melhor experiência dentro da loja física

Com o uso da internet e implementação de e-commerces, é preciso que os consumidores tenham vontade de visitar a sua loja.

Uma boa solução para isso é garantir uma boa experiencia para ele, seja pela demonstração de um produto, implementação de um serviço ou presença de alguém.

2. Investir em ambientação

Para garantir boas experiências ao seu cliente, é preciso que a loja física tenha sua ambientação bem estruturada.

Um bom ambiente é composto por elementos visuais, sonoros, olfativos e que quando juntos, garantem uma boa jornada de compra.

3. Ter uma comunicação clara e condizente

Com a integração entre canais e a busca de melhores experiências na loja física, é preciso que os canais de venda online tenham a mesma comunicação que os canais de venda física.

Para evitar qualquer tipo de atrito entre compra e consumidor, os preços, descontos e mensagens devem estar condizentes entre os canais.

O que se espera do segmento varejista?

Compreender o que se espera de um segmento como o de varejo, é entender o estilo de vida e mudanças econômicas, políticas, naturais, tecnológicas e sociais de um país.

Para isso, é preciso realizar pesquisas que tragam informações relevantes para o seu negócio sobre o seu público-alvo, posicionamento e segmentação.

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