O Planejamento Estratégico é a receita do sucesso!

O mercado está em constante evolução. Por conta disso, no cenário onde a competitividade está presente, o planejamento estratégico é o caminho para se destacar.

O que é o planejamento estratégico?

É um conjunto de mecanismos que busca englobar todo o processo de decisão de uma empresa. Objetiva-se, assim, o sucesso do negócio e determinando as metas, ações e e recursos necessários para cumprir o que foi proposto.

Aplica-se, ainda, esse método de organização em eventos sazonais. Isso porque esses períodos são uma oportunidade da empresa se diferenciar, caso sua promoção no mercado seja feita de maneira assertiva. Para tanto, é necessário o planejamento estratégico.

Etapas do planejamento estratégico

É de extrema importância saber como se organizar de maneira eficiente para o crescimento do negócio. Assim, estipula-se etapas essenciais para sua realização.

1. Diagnóstico

Se dá pela análise SWOT, em que se determinam as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Essa etapa é fundamental para compreender o contexto da empresa. A partir disso têm-se uma ideia das ações recomendadas para alcançar os objetivos.

Uma das principais oportunidades que os negócios podem aderir são referentes aos eventos de sazonalidade. Com isso, exemplifica-se uma dessas oportunidades com a Black Friday e a Cyber Monday. 

Planejamento estratégico com black friday e cyber mondayBlack Friday é uma estratégia caracterizada por promoções e surgiu na década de 1980, com o objetivo de atrair compradores e acontece na última sexta-feira de novembro.

Derivada da mesma, a Cyber Monday se diferencia da estratégia anterior por ser destinada ao comércio online e realizada na segunda, logo após a Black Friday.

Portanto, é vista pelas empresas, durante esse período, a oportunidade de atrair um número significativamente maior de consumidores por meio dessas estratégias de precificação.

2. Identidade

A segunda etapa do planejamento estratégico é a construção da identidade. A partir dessa, são determinados a missão, a visão e os valores. Esses são essenciais para compreensão de como a marca deseja se posicionar, de acordo com o mercado em que está inserida.

Com isso, nota-se que a identidade serve como um guia para futuras decisões estratégicas, sejam elas de precificação, de lançamento de produtos e de contratação de fornecedores. Essas decisões devem estar condizentes com os seus princípios.

3. Indicadores de sucesso no planejamento estratégico

As metas devem ser organizadas em conjunto. Assim, para uma melhor compreensão das funções determinadas a cada área, é imprescindível uma meta geral para a empresa. A partir dessa, realiza-se a definição de metas por setor.

Os objetivos estipulados devem ser realistas e além disso, é importante metrificá-los de acordo com os resultados que são obtidos. Um indicador de sucesso, por exemplo, é o faturamento mensal, analisado periodicamente durante o ano.

4. Plano de ação

A partir das etapas anteriores, o plano de ação será extremamente relevante, pois é a etapa em que se busca concretizar as metas. Ele irá definir quais atitudes serão tomadas em vista de alcançar o que foi proposto e irá delegar a responsabilidade de cada um para essa realização.

Com isso, ainda é importante estabelecer um cronograma que, em conjunto com uma organização para ter as informações documentadas, trará um plano de ação encaminhado para o sucesso no seu negócio!

5. Acompanhamento do planejamento estratégico

O acompanhamento deve ser feito com números, dados e insights. Esse conjunto irá promover uma clareza quanto às necessidades de possíveis adaptações nas futuras decisões estratégicas. Isso deve fazer parte da cultura organizacional visando manter uma organização assertiva na empresa.

Verifica-se, ainda, a importância de se aprofundar nos indicadores que acompanham os objetivos da empresa. Essa expertise permitirá uma maior assertividade e trará uma melhor dinâmica para a marca.

Conclusão

Com as etapas sugeridas realizadas de maneira assertiva, é imprescindível o sucesso da empresa. A partir disso, observa-se benefícios quanto à organização, à tomada de decisões e previne possíveis problemas na cultura organizacional.

Como dito anteriormente, essas etapas também são essenciais para os eventos sazonais. Um exemplo é a Black Friday, no qual as marcas se planejam estrategicamente buscando uma atração de clientes. Essa se dá a princípio por meio de ofertas e promoções que irão estimular a ação de compra do público alcançado.

Um exemplo de referência na Black Friday é a Magazine Luiza, uma das maiores empresas de varejo do país. Com descontos de até 80%, seu planejamento estratégico é focado na mídia. Por conta disso, costuma reunir artistas em suas campanhas, para aumentar seu alcance.

Portanto, nota-se que o planejamento estratégico é um trabalho organizado , e a partir do estabelecimento de metas e objetivos em comum, esses vão se destrinchando de acordo com cada área. Assim, o planejamento estratégico se torna a receita do sucesso da marca.

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