No atual cenário mercadológico, empresas entenderam que não podem simplesmente vender os seus produtos ou serviços. 

O mercado hoje requer uma experiência de consumo bem estruturada e, ativações das marcas para fornecer estas experiências são cada vez mais comuns, a exemplo do crescimento da chamada Web 3.

Para uma boa jornada de consumo, as emoções têm de serem positivas e é neste ponto que entra o Marketing Emocional.

Fonte: Spiner (2015)

O que é isso?

Quem nunca ficou emocionado com aquela propaganda de Natal, revisitando o clima de final de ano e início de um novo ciclo? 

Este exemplo é um dos mais tangíveis de Marketing Emocional, que basicamente, é a estratégia adotada pelas empresas para atração de consumidores, através do apelo emocional.

Investir nos sentimentos dos consumidores pode ser uma ótima estratégia a depender do seu segmento. De acordo com uma pesquisa realizada pela Nielsen, anúncios com apelos emocionais demonstram um aumento de 23% nas vendas, em relação aos comuns.

Você, leitor, sabe responder o motivo pelo qual os consumidores decidem por uma empresa e não a sua concorrente? 

A resposta disso parte do quão bem essa empresa consegue se posicionar na mente de seus consumidores e se colocar como top of mind em seu segmento e, para isso, o Marketing Emocional tem grande papel.

Dessa forma, é evidente que esta ferramenta é muito poderosa e pode ser crucial para o sucesso de uma campanha de marketing, afinal, mexer com o coração de seu público fará com que sua marca tenha um lugar especial na mente dele também!

Como funciona?

Primeiramente, as empresas devem compreender que as estratégias adotadas devem ser estudadas a depender do segmento em que a marca está inserida.

Após isso, transmitir ao seu público a história de sua empresa, deixando bem claro quais são os valores que movem a empresa. Construir relações de transparência com o público é um ótimo passo para conquistar a sua confiança.

Posteriormente, deve-se traçar os objetivos de sua campanha, ou seja, o que se deseja alcançar por meio da conquista do coração de seu público.

O último passo de planejamento é analisar e definir quais são os fatores que seu público-alvo mais valoriza, sendo estes, os pontos a serem explorados na campanha. 

Diversos fatores podem ser importantes para transmitir sentimentos, como:

  • Se posicionar de maneira descontraída;
  • Cores adotadas;
  • Ter uma comunicação que encante os clientes;
  • Criar comunidades e conexões;
  • Comemoração de marcos e datas importantes;
  • Apoiar uma boa causa;
  • Inspirá-los a conquistar novos objetivos e metas.

Tendo algum desses pontos em sua estratégia e atuação, sem dúvidas, sua marca se diferenciará das demais. Criar pontos de conexão que aproximem o cliente de sua empresa é importantíssimo para a fidelização do mesmo.

Explore pontos que os façam se sentir parte da empresa, bem como a Coca-Cola faz muito bem em suas propagandas exaltando os momentos felizes em família. Ao assistir aquela campanha, muitas pessoas se sentem representados por momentos felizes e, consequentemente, remetem isso à marca. 

Fonte: Claudia (2016)

Conclusão

Neste artigo falamos sobre como empresas podem ser mais do que apenas a fornecedora de produtos e serviços na vida de seus consumidores. Discutimos sobre como utilizar o sentimento dos clientes na melhor experiência de consumo possível para eles mesmos.

Existem infinitas possibilidades de conquistar a confiança dos consumidores e, assim, fidelizá-los cada vez mais. A Marketing Júnior USP tem excelência em serviços com estes objetivos. Se interessou? Agende uma consulta GRATUITA conosco e venha saber o que temos para oferecer!

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