A população brasileira está cada vez mais conectada. É o que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta ao levantar que 82,7% dos domicílios nacionais possuem acesso à internet.
Sendo assim, você já imaginou quantas oportunidades perde ao deixar de trabalhar a presença digital da sua marca?
A Avon, por outro lado, aproveitou a oportunidade e investiu na comunicação direta e interativa com seus potenciais clientes, o que triplicou o seu faturamento no comércio digital.
Ficou curioso para saber como? Continue lendo para entender os detalhes.
Fonte: Assoweb
O que é presença digital?
Diante de um Brasil e mundo cada vez mais conectado, a presença digital é fundamental para que a sua empresa possa garantir mais clientes e relevância no mercado.
Por isso existem variadas formas de garantir a presença digital da sua marca e gerar maior lembrança na mente do público-alvo no processo de compra.
São estas as principais ferramentas que podem ser consideradas no planejamento da sua empresa para torná-la mais relevante digitalmente:
- Site institucional da empresa;
- Blog;
- Redes sociais;
- Campanhas digitais;
- Mídia paga e SEO;
- E-mail Marketing.
Estudo de Caso – Avon
Há 135 anos a Avon dava os seus primeiros passos para se tornar a marca nº1 de maquiagem do Brasil, e o caminho até aqui foi de transformações para que a marca continuasse a ser relevante para o seu público, mas sem perder o seu modelo de negócio baseado em vendas de relacionamento.
Em 2021 a marca utilizou a estratégia de reposicionamento. Ou seja, decidiu reestruturar a sua marca para que o público a percebesse como moderna, ligada e presente nos canais digitais.
Através da campanha #AvonTáOn a marca se reposicionou no mercado, utilizando uma gíria da internet “tá on”, para afirmar que a empresa estava ativa na luta por empoderamento feminino e representatividade LGBTQIA+.
Sendo assim, a empresa entendeu o público-alvo que gostaria de atingir com o seu posicionamento, reafirmou os seus valores e, a partir desse momento, planejou como ser relevante digitalmente.
Estratégias de Acesso
Um dos primeiros passos da marca foi utilizar vários canais para promover as suas plataformas digitais, por exemplo, patrocinando o reality show Big Brother Brasil (BBB) e direcionando-os interessados para o digital.
Outro ponto importante, primordial, foi entender o público-alvo, seus anseios e desejos, para que pudesse promover no momento certo os assuntos comentados por ele na rede, por exemplo, pelo trending topics, que são os tópicos mais comentados no Twitter.
Ou seja, a Avon desenvolveu o #ConverseTáOn para promover diálogos e trocas mais profundas sobre assuntos relevantes que surgiram nas redes sociais.
O resultado foi ser a marca mais comentada quando o assunto é BBB, ultrapassando grandes marcas como a Coca-Cola e McDonald’s. Pois ela engajou o público-alvo e gerou conversas relevantes que surgiram digitalmente, reforçando assim o seu posicionamento.
Fonte: Cosmetic Innovation
Lojas Digitais
Ser uma empresa atual e ligada, mas sem perder os princípios e valores que a trouxe até, por isso a Avon aprimorou suas vendas de porta em porta e manter-se competitiva, além de suas revendedoras.
Sendo assim, a empresa adotou uma nova estratégia para manter a sua presença digital, sem prejudicar o relacionamento com as suas revendedoras e, principalmente, o relacionamento com os seus consumidores.
Através do Avon Comigo a empresa desenvolveu um comércio eletrônico onde as suas revendedoras administram as suas próprias lojas virtuais, compartilha as famosas revistas (de forma digital) da marca e muito mais.
A iniciativa contempla os valores e posicionamento da marca de manter o relacionamento com seus consumidores, além de promover o empreendedorismo e empoderamento das revendedoras, de forma digital.
Conclusão
A Avon, através da sua presença digital, conseguiu aumentar o seu faturamento e triplicar o faturamento do e-commerce, além disso aumentou a navegação pela Lading Page e downloads do aplicativo da marca.
Portanto, a presença digital possibilita que a marca ofereça conhecimento e desenvolva o relacionamento com o seu público-alvo.
Para qualquer empresa seguir os passos da Avon, é necessário entender a sua própria marca, quais são seus objetivos, além de entender o seu público, para que assim possa planejar de forma mais efetiva a sua presença digital. Se você deseja estruturar a presença digital da sua empresa, clique aqui e agende uma conversa conosco!