Apesar de estar no ar há mais de 20 anos, o reality conseguiu bater recordes de audiência em 2021. Acontece que, nos últimos anos o BBB passou por um processo de reposicionamento, mostrando ser muito mais do que um simples reality. Atualmente, o programa permite uma verdadeira aula de marketing, inclusive para pequenas e médias empresas.

Como consequência, o BBB obteve o maior número de patrocinadores da história: 8 grandes marcas no total. O investimento milionário em propaganda no programa aumentou fortemente a busca pelos anunciantes nas redes. Afinal, a comunicação de massa aguça a curiosidade dos possíveis consumidores sobre as marcas e, consequentemente, gera visibilidade para estas.

É evidente que o rápido resultado provém do forte investimento financeiro realizado na emissora com a maior audiência do país. No entanto, é possível compreender quais as teorias de marketing por trás das campanhas. E fazendo isso, pode-se perceber a aplicabilidade de estratégias similares sem que haja o investimento de milhões de reais em campanhas, em qualquer outro negócio.

Posicionamento em causas sociais

As últimas edições do BBB levantaram pautas sociais importantes, como, por exemplo, o racismo, o machismo e a homofobia. Diante disso, o programa tem sido palco de diversas empresas que prezam pela diversidade e o respeito ao próximo. Em entrevista para a revista Exame, o grupo P&G e a Avon afirmaram que ao patrocinarem o programa buscavam por uma plataforma que permitisse a expressividade das causas defendidas pelas marcas.

Queremos que nossas marcas continuem tendo esse papel de cada vez mais trazer conteúdos para a sociedade, apoiar movimentos e expressar suas opiniões, ao mesmo tempo em que acompanhamos as tendências da mídia.

Leonardo Romero – vice-presidente de comunicação e mídia da P&G (Fonte: Exame)

Fica aqui a primeira lição, é importante que a sua empresa acompanhe as discussões que ocorrem entre o seu público-alvo. Afinal, os consumidores atuais buscam não somente por empresas que forneçam o produto ou serviço, mas também por agentes de transformação social. Nesse sentido, é válido avaliar os modos pelos quais a sua organização pode se posicionar, incluindo desde posts nas redes sociais até a participação em eventos filantrópicos.

O sucesso de Juliette

A advogada paraibana de 31 anos conseguiu conquistar muitos brasileiros com o seu carisma. Em apenas 3 meses, Juliette adquiriu quase 23 milhões de seguidores no Instagram, sendo a participante que mais ganhou público na rede. O sucesso da sister não é por acaso, desde o início a paraibana tem demonstrado uma personalidade forte e autêntica. Por esse motivo, ela pôde se destacar dos demais brothers.

É preciso lembrar que, dentro do reality, um dos principais produtos promovidos é a imagem dos participantes. Nesse ponto, a equipe de marketing de Juliette soube trabalhar com estratégia e assertividade. Afinal, em diversos momentos utilizaram as falas da participante dentro da casa para criar uma proximidade com o público.

No decorrer do programa, Juliette contou sobre as dificuldades superadas ao longo da vida e sua relação familiar. Além disso, expôs de modo claro as suas crenças e princípios. Dessa forma, a sinceridade, espontaneidade e comunicação da paraibana foram os principais pilares da identificação dos telespectadores com a sister.

A estratégia utilizada consiste em um gatilho mental, ou seja, um estímulo que influencia a tomada de decisão. No caso de Juliette, o principal gatilho trabalhado, propositalmente ou não, é o de similaridade, facilitando a receptividade do público com a personalidade. Nesse sentido, é possível aplicar o mesmo princípio na sua empresa: crie conexão entre seus consumidores e a sua marca.

É essencial que seus clientes saibam quais são os ideais defendidos pela sua organização. Por isso, é importante a implementação efetiva do branding, isto é, a identidade da sua marca. Pois, a partir do momento em que a sua empresa possui um significado além do simples fornecimento do produto ou serviço, torna-se possível trabalhar diversos aspectos como, por exemplo, a fidelização dos clientes.

Marketing de comunidade

Por fim, é preciso reconhecer o sucesso do BBB para além das telinhas da emissora. O reality gerou inúmeras discussões entre os telespectadores e as marcas nas redes sociais. As empresas chegaram a promover “bolões” entre os usuários, premiando quem acertasse o próximo participante a ser eliminado.

O objetivo dos “bolões” era simples: gerar engajamento entre os seguidores, facilitando que o conteúdo fosse propagado de modo orgânico. Dessa forma, novos usuários chegariam até as marcas, sendo uma ótima estratégia para visibilidade e conhecimento de marca. Além disso, as empresas tiveram a oportunidade de interagir diretamente com os seus clientes ou potenciais consumidores, criando uma proximidade com o público.

O BBB, portanto, promoveu fortemente o marketing de comunidade, isto é, um espaço de compartilhamento de ideias e opiniões entre usuários que se interessam por um tema comum. Dentre os canais mais utilizados para tal, é possível citar grupos nas mídias sociais, sites destinados a reclamações e até mesmo as próprias redes da empresa.

Nesse sentido, é preciso mapear quais os pontos de contato entre seus clientes. Pois, a partir disso, será possível promover interações com os usuários e monitorar o que está sendo dito sobre o seu produto. Dessa forma, além de gerar visibilidade orgânica, a marca possui a chance de se aproximar do consumidor e melhorar sua imagem ao prestar assistência às insatisfações compartilhadas.

Todas as estratégias aqui citadas e aplicadas por grande empresas são facilmente replicadas para organizações de pequeno e médio porte. Entretanto, para que o investimento ofereça resultados satisfatórios, é preciso que você tenha domínio sobre quem é o seu público-alvo. Se você ainda não tem certeza sobre as preferências, desejos e necessidades dos seus consumidores, entre em contato com a gente. Somos especialistas em pesquisa de mercado e podemos te ajudar a traçar planos mais sólidos.

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