Como Conhecer e Resolver as Dores do seu Cliente

Descobrir as dores dos seus clientes é essencial para estruturar suas estratégias de marketing, principalmente, o Mix de Marketing. Desse modo, conhecer a dor do seu cliente é fundamental para oferecer uma solução para resolver o problema e assim, ganhar destaque dentro do mercado. Afinal, um empreendimento de sucesso é aquele que é bem estruturado e, portanto, se torna relevante.

Como conhecer as dores do seu cliente

As dores são as dúvidas, anseios e as expectativas que seus consumidores possam ter. Desse modo, faz-se relevante que seu empreendimento possa sanar essas dores e, para isso, é preciso conhecê-las para estruturar seu plano de marketing.

Sob essa perspectiva, evidencia-se que é preciso entender bem a raiz do problema para buscar por uma solução inovadora e eficaz.

Muitas vezes, os clientes não reconhecem, de fato, o seu problema. Aqui entra a função da sua empresa, encontrar essa dor, que, talvez, nem é percebida ao primeiro contato. Dito isso, entende-se que as dores podem ser latentes ou latejantes, sendo latente que é quase que indetectável e latejante, quando já não pode ser ignorada.

A partir disso, pode ser citado as principais fontes desses problemas:

  • Financeira: nesse caso o cliente tem como foco diminuir os custos para render mais. Sendo assim, considera os custos ofertados pelos fornecedores, à solução, ao desenvolvimento, entre outros fatores.
  • Produtivo: nesse caso, pode-se referir ao aprimoramento do produto ou serviço. Um exemplo é um produto de baixa qualidade e que não atende as expectativas dos consumidores.
  • Processual: essa dor se refere ao processo interno, como: uma desestruturação entre o controle e os resultados dentro da área da sua empresa. Deve haver uma “conversação” entre eles.
  • Assistencial: nesse caso, refere-se aos problemas encontrados na jornada de compra, ou seja, na etapa de venda em si.

Entender quais são as dores dos seus clientes é essencial para o posicionamento da sua marca, levando em consideração seu modelo de negócio. Além disso, atualmente, os clientes fazem mais parte do processo criativo do que antes, devido a sua maior interação devido as ferramentas on-line que possibilitam comentar e a avaliar.

Quais estratégias utilizar para conhecer e resolver as dores

Conhecer bem sua segmentação é o primeiro passo, pois é a partir de seu público alvo que você conseguirá entender melhor as demandas do mercado. Dito isso, serão apresentados as principais estratégias para conhecer e resolver as dores.

Escute seu cliente

A priori, direcione o foco para as necessidades dos consumidores. Ter um bom relacionamento com seu cliente é ideal para melhor compreendê-lo. Oferecer informações necessárias para explicar seu produto e a solução dele, de maneira mais clara e concisa.

Ademais, com o avanço da tecnologia, o processo de feedback é muito mais dinâmico e rápido. Ou seja, proporcionar um espaço para comentários, sugestões e interações para os clientes por meio de ferramentas online são essenciais. Dar voz e relevância ao seu cliente, considerando que ele é “REI”.

A Heinz é um exemplo disso. A marca de ketchup percebeu as dores de seus clientes que era a incapacidade da embalagem de permitir o uso de todo o conteúdo presente no frasco. Sendo assim, buscaram uma solução inovadora que sanasse esse problema.

A solução chamada de Heinz Ketch-Up & Down, foi desenvolvida uma embalagem com tampa dupla, na parte inferior e superior do frasco. Assim, é possível aproveitar o conteúdo que fica armazenado nas extremidades. No momento, é uma edição limitada que está sendo ofertada apenas nos Emirados Árabes Unidos.

Pesquisa

Associada a estratégia de cima, a realização de pesquisas são fundamentais para desenvolvimento de novos produtos, mudança na embalagem ou fórmula, posicionamento de marca, comunicação, entre diversos outros aspectos.

As pesquisas reúnem uma coleta de dados com uma variedade de informações que são relevantes para seus consumidores e, consequentemente, para o seu desenvolvimento estratégico.

Para melhor entender sobre pesquisas, confira Quais são os tipos de pesquisa.

Utilize softwares

Com o advento da tecnologia e o desenvolvimento e integração das Inteligências Artificiais no mercado, surgem diversas ferramentas facilitadoras para análises de dados, como o Movidesk.

Os softwares tem cada vez mais ganhado espaço por sua eficiência, funcionabilidade e baixo custo operacional. Sendo assim, mais fácil de captar exatamente o que o cliente precisa, considerando: preço, design, praticidade e eficácia.

Para entender melhor sobre, confira: Como usar os avanços da tecnologia para o Marketing?

Informações estratégicas

Junte as informações estratégicas adquiridas com seus clientes já fidelizados e com os possíveis clientes. Faz-se importante usar de indicadores de sucesso para essa etapa.

Você deve se perguntar se sua solução, de fato, resolve o problema. Ou se os efeitos colaterais serão piores? Se perguntar, testar, aplicar, testar de novo e de novo, são processos que possa evitar o fracasso.

Compreender o que já está dando certo e o que precisa melhorar e como inovar. As etapas citadas acima, são essenciais para saber e entender como agir.

 

 

 

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