Você já abriu uma conta em um banco e teve que passar por diversos processos, filas e contratos para poder conseguir um simples cartão? Desde sua antiga origem os bancos prometem cuidar do dinheiro de seus clientes de forma segura. Entretanto, a facilidade de acesso e controle do próprio capital nunca foi um de seus lemas.

Não é novidade que muitos processos antigos estão se modernizando por meio da internet, e ninguém nunca esperava que tal inovação chegaria em um dos nichos de mercado mais conservadores do mundo. Com um mercado dominado pelos chamados Millennials, a experiência do consumidor em relação a contratação e utilização de um serviço se tornou um diferencial no mercado, principalmente dentro daqueles mais tradicionais.

O que é uma Fintech?

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No setor bancário, as chamadas Fintechs estão ganhando cada vez mais espaço. Em poucas palavras, uma Fintech funciona como controle de capital apenas pelo digital, isto é, toda a burocracia é limitada. É possível ver que empresas como Nubank, QuintoAndar e Picpay ganharam espaço de mercado justamente por facilitar processos e entregar uma melhor experiência aos seus usuários.

Quem negaria que enviar uma foto com seus documentos seria muito mais prático do que ir até a agência mais próxima (as vezes não tão próxima) para criar uma conta de banco. Ou até mesmo que é muito mais fácil alugar um apartamento sem a necessidade de correr atrás de um fiador. Além disso, imagine pagar por seu produto de uma loja online com um aplicativo que assegura sua compra.

Existem diversas qualidades do surgimento das Fintechs, e a principal delas é a desburocratização do setor financeiro. Mas como essas startups conseguiram tanto espaço no Mercado?

Estratégias de Marketing para criar Fintechs

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Não basta ter uma ideia inovadora que alguém acha que vai mudar o mercado. Para investir tanto dinheiro em uma empresa, serviço ou produto, é preciso ter certeza de que o seu público vai comprar a ideia. Por isso, antes de qualquer tipo de estratégia de comunicação ou que trabalhe os componentes do mix de marketing, é necessário realizar uma pesquisa de mercado que teste a viabilidade do seu negócio.

Imagine que as grandes Fintechs no Mercado não tenham realizado uma pesquisa antes de fazer um grande investimento. A ideia de criar uma startup financeira foi um sucesso, mas caso não fosse aceita pela população, essas empresas teriam criado um modelo de negócio que não iria para frente.

Encaixe das Fintechs no mercado

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Para encaixar qualquer empresa no mercado, é preciso conhecer o preço, praça, produto e promoção do seu negócio. Pensando no cenário de um banco tradicional:

O seu produto principal são contas que para serem abertas dependem de uma série de processos burocráticos e que tem como diferencial, a segurança. Já a sua praça são agências físicas onde são prestados os serviços. Como consequência, o preço é mais alto e a comunicação desses bancos remetem a um estilo de vida voltando ao tradicional.

Mas como uma Fintech deve trabalhar o seu mix de marketing? Bem, todas as suas ações devem estar voltadas ao seu posicionamento como empresa. Sendo assim, todas as suas decisões mostram ao mercado como o seu negócio funciona.

O “P” de Promoção:

Com uma empresa viabilizada e desenvolvida, essas Fintechs precisam criar estratégias de comunicação eficientes para atingir o seu principal público. Não adianta de nada criar algo do zero e a forma como você se comunica não for eficiente. Por isso, para encaixar a sua Startup no Mercado você deve conhecer a sua persona. Algumas das questões que devem ser claras são:

  • Quem compra o meu produto?
  • Como essas pessoas se comunicam?
  • Devo investir só na divulgação online ou também na física?
  • Qual o melhor horário para divulgar?
  • Em quais canais devo insvestir meu tempo e dinheiro?

O “P” de Produto:

O produto que a sua Fintech vai entregar, deve estar alinhada a expectativa do seu consumidor. Analisando grandes Startups, seus produtos buscam facilitar a vida do consumidor, eliminando filas e processos burocráticos. Deste modo, você deve saber:

  • Como deve ser o meu produto?
  • Ele agrada o meu público-alvo?
  • Quais são os seus diferenciais?
  • O que estou entregando?

O “P” de Praça:

Entendendo como vai funcionar o seu produto, é necessário ter conhecimento de como e onde ele vai ser vendido. A venda online é uma solução encontra por diversas Fintechs, já que pode chegar a nível Brasil e não há custos com espaço, contas, entre outros. É preciso que você saiba:

  • Onde está o meu público?
  • Como o meu cliente compra?
  • O meu consumidor confia na compra online?

O “P” de Preço:

Por fim, o preço do seu produto deve estar de acordo com o que a sua Startup está entregando. Algumas Fintechs se diferenciam do restante do Mercado por terem preços baixos e com poucas taxas, diferente bancos tradicionais. Para definir seu preço, você deve saber:

  • Quanto o meu públcio está disposto a gastar?
  • Quais são as taxas que devo cobrar?
  • Qual o valor mínimo para o meu produto não perder valor?

Basicamente, para administrar uma Fintech, é necessário estar de olhos abertos a todo tipo de inovação, por meio da realização de pesquisas de mercado e planejamento de comunicação eficientes. Isso porque o mundo, hoje, está no paradoxo de constante aceleração, e entrar nessa aventura é aceitar o desafio de estar um passo a frente do que já está na mesa de reunião da maioria.

joana-autora

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