O que é Marketplace?

O marketplace consiste em uma plataforma que oferece espaço para vendedores anunciarem, negociarem e venderem produtos. As vendas podem ser realizadas tanto por pessoas físicas, quanto por empresas.

Algumas dessas plataformas já são amplamente conhecidas, como Mercado Livre, OLX e Shopee. Existem ainda lojas que oferecem espaço em seu e-commerce para outros vendedores (caso da Magazine Luiza e Lojas Americanas).

Como gerar fidelização dentro de uma plataforma marketplace?

Sabe-se que na utilização das plataformas de marketplace há uma grande dificuldade em gerar fidelização de clientes. Isso ocorre, pois muitas vezes o cliente é fidelizado à plataforma, mas não aos vendedores.

Mas calma, preparamos 8 passos que vão te ajudar nessa jornada.

  1. Cadastre seus clientes

Diversas plataformas de marketplace cedem informações valiosas em relação aos clientes. Muitas vezes, são informados os dados de contato (telefone e e-mail) e até mesmo o endereço.

Tais informações são essenciais para criar um sistema de cadastro efetivo e obter informações valiosas acerca do seu negócio. Logo, atentar-se aos dados cedidos te dará um grande diferencial em relação aos seus concorrentes.

Além disso, conhecer o seu público é a melhor forma de agregar valor com agrados e até mesmo promoções direcionadas a eles.

  1. Dê recompensas

Atualmente, o sistema de recompensas por compra é uma boa forma de gerar fidelização ao cliente. Isso ocorre pelo fato de que tal estratégia ativa o gatilho de reciprocidade ao cliente, tendo em vista que ao receber algo gratuitamente, ele sente-se na obrigação de te retribuir.

Há diversas formas de gerar recompensas, como por meio de um programa de fidelidade em que o cliente usa um cupom de desconto para a próxima compra que pode ser gerado dentro da própria plataforma. Além disso, tal programa é uma forma de acompanhar como anda a recorrência de compras na sua loja.

  1. Capriche na comunicação

É essencial manter uma comunicação clara e objetiva com seus clientes, dentro e fora dos marketplaces. Mas como fazer isso?

Dentro das plataformas ferramentas como, perguntas e respostas e chats são essenciais para gerar essa conexão. Além disso, pode-se utilizar a estratégia de direcionar o clientes às redes sociais, tendo em vista que lá ele poderá conhecer os produtos e valores defendidos pela marca.

Se quiser entender um pouco mais sobre como criar uma comunicação efetiva, acesse esse conteúdo clicando aqui.

  1. Oficialize o relacionamento

Como dito anteriormente é importante que a empresa oficialize tal relacionamento por meio físico ou digital. Isto é, caso utilize-se cupons de desconto envie o código junto com o produto enviado, seja em um cartão impresso ou até mesmo em uma carta personalizada feita por você.

Lembre-se, quanto mais personalização você aplicar à sua marca, mais fácil será de gerar uma conexão com seu cliente. 

Vale lembrar que a utilização dessas estratégias, é uma forma de acompanhar as taxas de conversão do que está sendo realizado.

  1. Dê atenção ao cliente

Seja por meio das perguntas e respostas, ou por meio do chat dar atenção aos clientes é fundamental. Desse modo, responder dúvidas ou reclamações, é essencial para construir um relacionamento e gerar fidelização. Já que, tal fato aumentará a confiança do cliente e facilitará o processo de fidelização.

  1. Apresente outros produtos

É essencial mostrar ao cliente que a loja da qual ele está comprando vende muito mais do que somente o produto adquirido. Pois muitas vezes, pelo fato de estar em um marketplace, o cliente não possui conhecimento do portfólio de produtos da sua marca.

Desse modo, é importante apresentar quais produtos são oferecidos pela sua loja. Tal estratégia pode ser realizada por meio de panfletos enviados para o cliente, ou até mesmo pelos meios de comunicação utilizados pela marca.

  1. Monitore os resultados

Além de criar meios de fidelização, é importante monitorar os resultados gerados. Pois, dessa forma, será possível entender qual estratégia funciona melhor com seus clientes.

Vale lembrar que, mais importante do que criar estratégias, é adaptá-las ao público-alvo da empresa. Desse modo, será possível conhecer um pouco mais o seu público e aumentar as suas taxas de conversão e recorrência.

É importante lembrar que tais estratégias citadas nesse artigo são utilizadas por grandes empresas no mercado. O iFood, por exemplo, diariamente fornece cupons de desconto aos seus clientes com o objetivo de mantê-los dentro da plataforma.

Por fim, se precisa de ajuda para desenvolver estratégias que fidelizem seu público, mesmo em marketplaces, agende um diagnóstico conosco. Ficaremos felizes em ajudar!

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