Atualmente cresce abruptamente os influenciadores digitais e muito discute-se sobre seu impacto na vida das pessoas, mas, o que pouco se comenta é o conteúdo gerado pelos usuários e a influência que estes exercem sobre os demais. Neste texto, iremos abordar como as marcas desfrutam dessas forças inspiradoras como estratégia de marketing.  

Visando criar maior capilaridade de mercado, diversas marcas investem na influência digital formada por influenciadores digitais e os creators. Mas qual a diferença entre os dois? Os influencers são aqueles indivíduos que vivem de notoriedade pessoal, são denominados dessa forma, pois criam comunidades e influenciam-as. Além disso, não restringem-se a produção de conteúdos, também podem promover pautas e acontecimentos que prendam a atenção de determinado segmento. Já os creators são produtores de conteúdo, eles criam conteúdo original, com autoria e criatividade, diferenciam-se dos influencers por possuírem uma marca registrada e singular. 

Veracidade é o poder de influência

Ambos os indivíduos citados são componentes do marketing digital, eles auxiliam na criação de uma comunidade, na qual busca, majoritariamente, verdade e transparência, para que assim venham realizar a efetivação da compra. Por isso, possuir audiência não é o bastante para influenciar, é preciso ter um diálogo com o público, as pessoas buscam identificação nos indivíduos que seguem e escutam, elas querem ver a realidade que mais se aproxima do seu cotidiano. Vale ressaltar ainda que escutar a indicação de quem alguém mais próximo ou que se aproxima de algum modo é um hábito natural. Desse modo, apostar em nichos em que esses criadores e influenciadores  atuam, pode ser uma forma assertiva de garantir ainda mais contingência de mercado.

Como as empresas desfrutam desse fenômeno?

Antes de responder a pergunta em questão, é importante salientar que uma pesquisa da Nielsen revelou que 92% dos consumidores confiam mais no conteúdo espontâneo gerado por usuários do que em uma propaganda tradicional. Dito isso, mostra-se a relevância dos creators, e de certa, forma dos influenciadores na tomada de decisão de compra de algum bem ou serviço, as pessoas buscam autenticidade e verdade. Dessa maneira, muitas marcas apostam no poder dos micro influenciadores dentro de suas comunidades, eles são detratores de genuinidade e criatividade ao explorar temas que conectam-se com o público. 

Ambos os casos exercem juntos a criação de comunidades que são formadas por um público de identificação que conseguem gerar diálogos significativos para uma marca.  

Quais são os desafios?

O principal desafio no investimento dessa estratégia é o conteúdo, ele precisa ser orgânico, isto é, natural, a marca precisa colocar-se em uma posição de aproximação. Trata-se de colocar a construção de relacionamentos em perspectiva, é preciso não apenas de níveis de engajamento notáveis, mas também de uma aproximação verídica com o público. 

Conclusão

Portanto, pode-se notar a relevância destes em um cenário em que os consumidores buscam cada vez mais autenticidade, verdade e criatividade nas marcas. Além disso, trata-se de uma oportunidade de conhecer ainda mais intrinsecamente seu tipo de público-alvo e a maneira como se comportam. Assim, apostar nessa cadeia de disseminação de pautas, acontecimentos e produtos pode ser sua vantagem competitiva para alcançar ainda maior contingente de mercado. 

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