Com o avanço da tecnologia, e consequentemente, a facilidade de uso das ferramentas de marketing digital, profissionais de marketing podem acabar deixando de lado estratégias e táticas consideradas mais tradicionais para investir nas ferramentas de marketing digital.

Como ponto de partida, é importante compreender que ‘tradicional’ não é a mesma coisa que ruim ou antigo. Conceitos já comprovados pelo marketing seguem valendo.

A diferença é que, agora, eles podem ser combinados e aprimorados a partir da inclusão de novos canais, recursos e ferramentas. Assim, garantindo resultados ainda melhores utilizando o melhor uso desta combinação.

Nesse post mostraremos a importância de saber como combinar as duas abordagens dentro de suas estratégias de marketing, de uma maneira eficiente e, principalmente, coerente com os objetivos do seu negócio. Confira!

Combinação entre Marketing Digital e Tradicional

O marketing digital permite uma exposição e interação maior de uma marca com seus consumidores. Além disso, ações no meio digital são significantemente mais baratas do que nos meios tradicionais e a capacidade de mensurar resultados também é maior. Quando combinados, os benefícios dos dois podem ser aproveitados e um pode acabar compensando a fraqueza do outro.

O embate Marketing tradicional vs Marketing digital não existe, eles são complementares.

Na prática, um dos fatores que mais diferencia as duas abordagens de marketing é a segmentação (ou as possibilidades de segmentação oferecidas). Ambos canais de mídia são essenciais para um alcance amplo do público, diferenciando-se pela segmentação proporcionada por cada um deles.

Enquanto nos meios de comunicação tradicionais (televisão, rádio, etc.) consegue-se atingir a massa, no meio digital consegue-se atingir públicos mais específicos por conta do poder da segmentação.

Além disso, o marketing digital possibilita a produção de ações mais personalizadas, principalmente a partir do Marketing de Conteúdo, que ajudam a construir um relacionamento mais profundo com o cliente.

Mas, como promover tal integração de forma eficiente?

1. Trace objetivos de forma clara

É importante desenhar objetivos claros para que você consiga calcular os esforços que devem ser alocados para cada atividade ou campanha a ser desenvolvida.

É uma maneira eficiente de alinhar o propósito das diversas atividades que acontecem dentro do marketing e, assim, verificar quais esforços se complementam e quais não se encaixam no objetivo da marca.

Todas as campanhas de marketing devem ser iniciadas com o resultado esperado em mente. Isso significa que as ações já precisam ter um retorno de investimento esperado, para que a organização possa analisar se tal ação realmente alcançou seu objetivo.

2. Seja consistente

O marketing é mais eficaz quando todas as ações estão alinhadas e trabalham em função de um propósito único.

Se as iniciativas de marketing de uma marca não forem consistentes, os consumidores podem perder o interesse por ela. Por isso é tão importante pensar nesse aspecto na hora de integrar o marketing digital e o tradicional.

Quando se trata de Marketing Digital, a consistência é ainda mais importante, tendo em vista que os algoritmos beneficiam aqueles que postam com mais frequência. Tendo em vista que tais criadores de conteúdo conseguem deixar o usuário por mais tempo na plataforma.

Vale ressaltar que para não haver ruídos na comunicação, a marca deve se comunicar de maneira a manter a mesma linguagem para se comunicar com seus seguidores. Considerando que a mesma linguagem utilizada em um post do Instagram, por exemplo, deve também ser utilizada nos e-mails enviados pela marca.

Para evitar que inconsistências aconteçam, é importante traçar o posicionamento da marca e a trajetória das ações e campanhas. Pois, dessa forma a empresa conseguirá manter uma linguagem única independente do canal de comunicação.

3. Combine estratégias digitais e tradicionais

Utilizar estratégias digitais e tradicionais combinadas permite que a mensagem da empresa seja transmitida por canais diferentes, atingindo um público cada vez maior e mais diversificado, em diferentes momentos do dia-a-dia. O importante aqui é identificar o canal de maior afinidade junto ao público pretendido por sua empresa.

De maneira geral, sugerimos que profissionais de marketing explorem o benefício do alcance dos canais de marketing tradicionais para gerar reconhecimento de marca e trabalhar técnicas de marketing digital como um próximo passo para engajar o consumidor. Desse modo, a empresa unirá o Marketing Tradicional ao digital.

Exemplos de sucesso

Resposta em comentários realizados pela Nubank

A Nubank está se tornando referência por proporcionar experiências diferenciadas para o seu usuário. Já que por meio das redes sociais, a empresa utiliza-se de uma linguagem jovial e busca se aproximar de seus clientes de maneira humanizada por meio das respostas em comentários de suas redes sociais.

Lu do Magazine Luiza

Enquanto isso, a Magazine Luiza, desenvolveu um personagem para se aproximar ainda mais de seus consumidores, a Lu. Entretanto, vale ressaltar que apesar da personagem estar mais presente nas mídias sociais, ela também está nas lojas por meio de telas interativas e bonecos, proporcionando a interação do consumidor com a marca.

Desse modo, vê-se que a integração dos canais é importante não somente para estar presente em todos os meios de comunicação, mas também para criar um senso de comunidade da marca. Já que, dessa forma os consumidores estarão cada vez mais próximos e terão a sensação de pertencimento e representação por meio da marca.

Para saber mais sobre a implementação e integração desses canais à sua marca, entre em contato conosco. Ficaremos muito felizes em te ajudar.

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