Estratégias de guerra no marketing!

O Marketing de Guerrilha busca atrair a atenção do público de forma criativa e com baixo investimento, criando uma experiência única que promova o engajamento e fortaleça a conexão com a marca.

Segundo o dicionário Michaelis, guerrilha é caracterizada como uma forma de combate armado em que o inimigo é surpreendido por ações inesperadas. Quando adaptada ao marketing, essa conceito descreve campanhas surpreendentes, produzidas com mais criatividade do que recursos financeiros.

O que é Marketing de Guerrilha?

O Marketing de Guerrilha é uma estratégia que se concentra na publicidade criativa e pouco convencional de um produto ou serviço, sendo mais ousada que outras formas tradicionais de divulgação.

Para obter sucesso em uma campanha de Marketing de Guerrilha, não é necessário um grande investimento financeiro; a chave está na criatividade e na energia empregadas. É por isso que essas ações frequentemente ocorrem em locais públicos movimentados, como shopping centers, parques e praias.

O termo foi criado pelo publicitário americano Jay Conrad Levinson, que cunhou a expressão em 1984, inspirando-se nas táticas utilizadas pelo Vietnã do Norte durante a Guerra do Vietnã. Enfrentando recursos limitados em comparação com o Vietnã do Sul, aliado aos Estados Unidos, os norte-vietnamitas desenvolveram estratégias para resistir e atrasar seus oponentes.

Com o tempo, essa abordagem ultrapassou os meios tradicionais e seguiu para o ambiente virtual. Atualmente, uma campanha de Marketing de Guerrilha de sucesso muitas vezes está atrelada à sua capacidade de se tornar viral nas redes sociais.

Os benefícios da estratégia são diversos, como aumento de engajamento e interação com os clientes, ampliação do alcance da marca e consequentemente o aumento das vendas.

Como no caso ilustrado abaixo, o restaurante McDonald’s criou uma intervenção urbana inovadora e relativamente simples. Ao transformar a faixa de pedestres em uma representação visual das batatas fritas icônicas da marca, o McDonald’s não apenas chama a atenção do público que frequenta aquele local mas também cria uma associação direta entre a imagem das batatas fritas e a marca, reforçando sua presença na mente dos consumidores.

Marketing de Guerrilha: o que é, dicas e cases de sucesso

Essas ações são eficazes porque permitem que os consumidores participem ativamente da narrativa da marca, criando memórias sensoriais e emocionais que podem influenciar seu comportamento de compra no futuro. Ao invés de apenas ver um anúncio, os pedestres estão literalmente pisando na mensagem da marca, o que pode gerar uma conexão mais forte e duradoura.

Campanhas de marketing de guerrilha que viralizaram nas redes sociais

Para exemplificar, aqui estão algumas ações de Marketing de Guerrilha que fizeram sucesso e podem servir de inspiração para sua marca:

Red Bull

Em 2012, a Red Bull patrocinou o salto de Felix Baumgartner, paraquedista austríaco, de uma cápsula estratosférica a mais de 39 km de altura. Essa ação radical reflete a identidade da marca, fortalecendo sua iniciativa. Assim, o evento foi transmitido ao vivo globalmente, o que consequentemente gerou uma cobertura midiática e muito engajamento em torno da marca.

Frontline

A marca de antipulgas Frontline criou uma imagem gigante de um cão se coçando no chão do primeiro piso de um shopping na Indonésia. Do segundo piso, os clientes pareciam pulgas na cabeça do cachorro, gerando um impacto visual que reforçava a campanha. Dessa forma, os consumidores foram capazes de participar ativamente da iniciativa, e a imagem da marca foi solidificada em suas memórias por meio de uma experiência interativa e divertida.

O que é Marketing de Guerrilha e ações que fizeram muito sucesso

Burger King

Em 2019, a Burger King lançou a campanha “Whopper Detour“. O objetivo era motivar os clientes a visitarem o McDonald’s para desbloquear uma oferta especial do Whopper por apenas US$ 0,01 utilizando o aplicativo da Burger King. Consequentemente, a marca conseguiu se diferenciar de sua concorrente direta e estabelecer um reforço de sua imagem nos restaurantes concorrentes.

Burger King | The Whopper Detour | The One Club

Warner Bros

Para promover a estreia da série The Flash no Brasil, a Warner adotou a estratégia de comentar “First” em todos os artigos ou posts do Facebook de sites especializados em entretenimento que mencionavam a série. Dessa forma, a atenção do público voltou-se para a associação feita entre a velocidade característica do personagem e os comentários realizados na rede social.

The Flash comenta “first” em posts do Facebook. Simples assim. • B9

Por fim, lembre-se de que a criatividade é a chave para o sucesso do marketing de guerrilha, e não necessariamente o tamanho do orçamento. Aproveite as oportunidades para se destacar, mesmo com recursos limitados.

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