Marketing de Influência

Atualmente, para entender mais sobre o Marketing de Influência, compreende-se que vivemos em um mundo hiper conectado em que os meios digitais são as principais fontes de conteúdos.

Em uma era dominada pelo Marketing Digital, as redes sociais, blogs e plataformas se tornam cada vez mais importantes, visto que pessoas que possuem muitos seguidores desempenham um papel de grande influência na vida daqueles que os acompanham.

Com isso em mente, empresas começaram a investir no marketing nas mídias sociais, organizando um trabalho integrado entre figuras públicas influentes como forma de promoverem sua marca por meio do Marketing de Influência.

O que é Marketing de Influência?

Marketing de Influência, ou Influencer Marketing, é a estratégia de marketing digital envolvendo criadores de conteúdo presentes nas redes sociais. Esses indivíduos são populares e exercem grande poder de influência sobre públicos intensamente engajados.

As marcas encontram uma oportunidade de fazer parcerias com eles, a fim de que experimentem, apresentem e divulguem os produtos ou serviços. Assim, caso os influencers se relacionem bem com o segmento de mercado e adequem seu tipo conteúdo, a empresa terá impactos positivos.

Trabalhar com esses criadores de conteúdo, mais conhecidos como influenciadores ou influencers digitais, tem o objetivo de criar uma verdadeira conexão entre marca e público influenciado, estabelecendo estratégias mais efetivas de marketing na sua empresa, de modo que o lucro aumente.

Essa conexão é responsável por aproximar consumidores, de forma que se identifiquem com a marca por meio da figura do influenciador, agregando valor e confiança. Desse modo, haverá uma maior atração e retenção de clientes.

Benefícios de investir no Marketing de Influência

Fazer uso do Marketing de Influência é propagar, por meio de uma voz reconhecida, aclamada e detentora de credibilidade, mensagens que influenciam na tomada de decisões de compra de um grande número de pessoas para favorecer sua marca.

A imagem e posicionamento da marca são potencializados devido a aproximação de pessoas interessadas pelo nicho de atuação da empresa. Com isso, é possível superar resultados comerciais e propagar propostas institucionais como valores e a história.

Ademais, há o enriquecimento de conteúdo, visto que a divulgação é alavancada ao passo que o calendário editorial e planejamento de mídia social fica repleto de materiais do influencer.

Esses conteúdos podem ser realizados em diversos formatos como campanhas, parcerias e “publipost”, o que importa são criações inovadoras e criativas vindas de um influenciador bem alinhado com a marca.

Além disso, outro grande benefício é a segmentação do público. De acordo com o influenciador encolhido, pessoas que antes não se interessavam pela marca podem ser impactadas de modo que conheçam, interajam e comprem organicamente. Tudo isso é resultado da base de seguidores do próprio criador de conteúdo.

Para isso, é importante que o público-alvo do empreendimento esteja alinhado com a audiência do influencer, gerando maior conexão. Por exemplo, é comum marcas de cosmético se associarem a indivíduos do universo da moda e beleza.

Cases de Marketing de Influência: do sucesso ao fracasso

Carmed BFF

A Cimed alavancou suas vendas especialmente neste ano com sua linha de hidratantes labiais, se tornando líder de mercado com a parceria com a Fini. Aproveitando o sucesso, bem como a oportunidade no mercado, lançou mais um produto nessa categoria: o hidratante labial Carmed BFF.

Esse lançamento conta com as atrizes Larissa Manoela e Maísa na campanha de divulgação, influenciadoras que reúnem mais de 100 milhões de seguidores só no Instagram. Apostando nessas duas figuras públicas que trazem a identificação do público jovem, a marca conseguiu faturar R$ 40 milhões em apenas 20 minutos em uma live commerce.

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Bis e Felipe Neto

A marca Bis é uma das patrocinadoras da CCXP23 (Convenção Brasileira de Cultura Pop e Games), evento em que o influenciador Felipe Neto marcará presença. Em vista disso, a Mondelez, dona da marca Bis, assinou um contrato de publicidade com o produtor de conteúdo.

Contudo, Felipe tem um histórico de carreira conturbado e polêmico, principalmente nas eleições de 2022 em que declarou apoio a Luiz Inácio Lula da Silva, criticando o concorrente Jair Messias Bolsonaro.

Por Felipe Neto ser “antibolsonarista”, os apoiadores do ex-presidente passaram a promover boicote à marca e divulgar notícias falsas sobre uma suposta queda de ações na bolsa, criando inconvenientes para a empresa, já que foi atrelada a imagem do influencer.

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Você quer aprender a fazer um Marketing de Influência de sucesso sem cometer erros? Confira os passos abaixo.

4 passos para um case de sucesso

Encontre os influenciadores adequados

Com o objetivo que sua marca busca atingir em mente, é necessário procurar influenciadores que combinem com a empresa, ou seja, tenha um público que você queira atingir. Além disso, o modo como ele se comunica, veículos que utiliza, a impressão que ele passa e seu histórico são fatores que devem ser avaliados.

Hoje em dia, os consumidores associam a imagem da marca com a pessoa que vai representá-la. Por isso, é importante que não tenham polêmicas envolvendo o nome do contratado, pois isso poderá manchar o nome e reputação da empresa.

Não escolha o influenciador só pelo número de seguidores

Quanto maior o influencer, mais atenção ele costuma chamar, porém, criadores de conteúdo menores costumam ter um engajamento mais intimista devido a menor segmentação de seu público. Assim, deve-se analisar o que vai melhor afetar o público-alvo de sua marca, de modo que agregue para seu objetivo.

Diante disso, ter definido quem é a persona, seus hábitos e conteúdos que consome é essencial para mapear as melhores estratégias dentro do Marketing de Influência.

Estruture suas ações junto com os influenciadores

É importante que o produtor de conteúdo esteja ciente dos acordos presentes no contrato e da natureza das publicidades, de modo que as expectativas sejam alinhadas. Dessa maneira, ele se sentirá confiante para ser natural e criativo em sua função, sendo autêntico e preservando a popularidade entre seus seguidores.

Integre canais, campanhas e explore diferentes combinações

Apesar da estratégia de Marketing de Influência englobar um ou mais influenciadores digitais, nunca pode ser só sobre ele(s). Os canais utilizados serão peça fundamental para o alcance da mensagem e o diálogo entre essas comunicações é importante para garantir que as publicações se conversem.

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