Uma mesa branca, com um teclado de computador branco que uma pessoa usa para escrever. Ao lado, ainda sobre a mesa, há um mouse de computador branco e um relógio amarelo.

A pandemia e os negócios

Com a chegada da pandemia, o mundo dos negócios precisou se transformar. Aqueles que conseguiram usufruir da tecnologia e internet, sobreviveram. Entretanto, aqueles que não faziam parte desse universo, ou se reinventaram ou deixaram de existir.

Portanto, com o isolamento, empreendimentos novos nasceram. Subdivididos entre a necessidade de uma nova fonte de renda ou pela oportunidade de tirar uma velha ideia do papel.

Segundo o Portal do Empreendedor,
no ano de 2020, a plataforma contabilizou aproximadamente 2 milhões de novos registros de microempreendedores. Isso demonstra que há uma necessidade de reinvenção frente o contexto mundial.

“Os fatos estão relacionados. Com a dificuldade de recolocação no mercado, uma parte das pessoas passa a empreender por necessidade e o MEI é a porta de entrada para esse pessoal. Ou seja, se não há emprego, o pessoal cria o próprio emprego”

Wilson Poit, diretor-superintendente da Sebrae, comenta em uma matéria da CNN

A busca pelo marketing

Além de aumentar o número de microempreendedores e gerar novos nichos de negócios, a pandemia também mostrou a força dos negócios digitais. Reforçando o aumento do consumo de mídia on-line no Brasil e a tendência expressiva da busca pelo marketing.

O isolamento social trouxe o aumento do uso da internet – Anatel revelou aumento entre 40% a 50% no uso da internet – e a consequente busca do consumidor por meios digitais seguros de satisfazer necessidades. Então, as empresas do país buscaram investir na internet e no marketing digital de seu negócio.

O impacto do marketing digital

Seja em um novo negócio ou na adaptação de um já existente, o impacto do marketing digital e do investimento no on-line é o mesmo. É possível diminuir a estrutura de operação, aproximar o público da comunicação da marca, agregar valor ao negócio e impulsionar os serviços ou produtos.

Em uma pandemia, reduzir custos e investir apenas no necessário é indispensável. Empresas que conseguiram transformar o que ofereciam em produtos ou serviços digitais, também conseguiram diminuir a estrutura de operação. Isso porque, os custos de manter uma loja física, por exemplo, não era mais necessário. A venda nos diversos canais on-line entrega autonomia, velocidade para o processo e pode ser potencializada pelo marketing digital.

Além disso, a comunicação da marca aproxima o público e agrega valor ao negócio. Em razão disso, o marketing de conteúdo ganha força, entregando ao público aquilo que realmente o interessa e seja relevante para ele. No on-line, com o conteúdo e a comunicação alinhada ao seu posicionamento, a marca consegue criar e pertencer à uma comunidade próxima, engajando seu público e ganhando destaque entre ele.

Dessa forma, em um contexto em que os consumidores buscam soluções dentro de casa, a presença digital dos empreendimentos torna-se quase que obrigação. Não existe negócio se ele não pertence a pelo menos uma rede social ou não aparece na busca do Google.

A mídia paga e orgânica no marketing digital

É evidente que, além de cada modelo de negócio ser diferente, existir no mundo virtual não é o bastante para alavancar seu empreendimento. Assim, para impulsionar os resultados da sua marca no on-line, é possível considerar algumas peças-chave do marketing digital.

O Google Ads e Facebook Ads são os meios pagos que seu negócio pode utilizar para anunciar o que oferece. São essas plataformas que ajudam na captura de leads, já que entregam conteúdo da marca para o público de interesse. Essa entrega pode ser feita através de anúncios gráficos, vídeo-propagandas, ou pelo impulsionamento de palavras-chave.

Quando tratamos de mídia orgânica, o SEO é uma das principais formas de gerar tráfego para o blog ou site do seu negócio. De modo que, com técnicas de escrita, pesquisa e conhecimento sobre o público-alvo que é possível otimizar as redes e melhor posicionar sua marca nas buscas das plataformas como o Google.

É claro que o investimento em marketing, principalmente na era digital, deveria ser obrigatório mesmo fora de pandemia. Porém, em crises, é preciso se reinventar e procurar meios de atender seu público.

O consumidor atual é exigente e atento às decisões das marcas. Assim, toda a comunicação e estratégia de mídia deve ter como foco o seu público, entregando para ele a melhor jornada de mídias possível.

Para saber como conseguir um bom desempenho no seu negócio on-line, você pode baixar nosso e-book sobre o tema, é só clicar na imagem abaixo. Assim, será possível conhecer todas as etapas para a alavancagem da sua ideia nas redes!

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